A casa caiu!
Marcos Almeida 17/10/2012 17:41

O americano Lance Armstrong perdeu nesta quarta-feira o contrato de patrocínio que tinha com a Nike. A empresa, também americana, disse que decidiu pelo fim do contrato por ter sido enganada pelo ciclista por vários anos.

"Em consequência da aparentemente inegável evidência de que Lance Armstrong participou no doping e enganou a Nike por mais de uma década, é com grande tristeza que encerramos nosso contrato", diz comunicado da empresa.

Armstrong, que foi banido do esporte pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada, na sigla em inglês), também anunciou hoje que está abandonando a presidência da associação de luta contra o câncer Livestrong, que fundou em 2003, depois de ter vencido a doença.

"Hoje, para evitar à fundação os efeitos negativos vinculados à controvérsia que cercam minha carreira como ciclista, eu encerro minhas funções de presidente", afirmou Armstrong em um comunicado.

A Usada publicou um relatório de mil páginas na última semana no qual relata que o agora aposentado ciclista concebeu e participou de um esquema de doping elaborado e sofisticado para conquistar seu sucesso na Volta da França.

O ciclista foi sete vezes campeão da Volta da França, detém diversos recordes da prova e também superou um câncer nos testículos.

Armstrong sempre negou ter usado substâncias proibidas durante sua carreira brilhante, mas se recusou a questionar as acusações da Usada. A entidade baniu o atleta e anulou seus resultados. A decisão deve ser validada pela União Ciclística Internacional (UCI).

Matéria na Folha de São Paulo

Atualizado às 22:07, com incremento de foto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS