Maratona Offshore, por Marcelo Granato.
Marcos Almeida 18/10/2012 05:57

Conciliar trabalho com treino durante um trabalho offshore ou embarcado não é nada fácil! Requer muito perseverança e força de vontade para manter uma vida de corredor ou maratonista.

Todos os dias na plataforma, enfrento um turno de trabalho de 12 horas e ao fim deste período, já cansado e exausto mentalmente ou até mesmo fisicamente, não me falta forças para dedicar algumas poucas minutos ou horas para fazer meus treinos de corrida e de condicionamento , visto quea maioria das plataformas é dotada de pequenas academias que dispõe de esteiras, bicicletas e aparelhos de musculação. Lembrando que devido a um recente acidente com um colaborador, a Petrobras proibiu em toda academia offshore o uso de supinos, halteres ou barras os quais utilizam pesos livres. Essa medida da Petrobras, impossibilitou/a bastante se fazer um treino 100% .

Estar numa academia em uma plataforma, não é como de estar em uma academia encontrada nas cidades as quais são muito bem equipadas e dotadas de profissionais da área de educação física. O motivo é que a bordo de uma plataforma, existem condições adversas, quero dizer, confinamento, ambientes pouco espaçosos, balanço da embarcação devido condições de mar, dieta não balanceada, aparelhos para atividades físicas obsoletos, sem manutenção ou escassos. Tudo isto “prejudica” o rendimento físico de um esportista.

Todo meu esforço diário de estar sempre correndo, pedalando e malhando, mesmo que embarcado, é voltado ao meu bem estar, saúde e principalmente preparação para futuras provas de corrida onde eu objetivo ter um bom desempenho ou resultado. O segredo é estar toda hora ou/em todo lugar focado!!!

Marcelo Granato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS