CASA COR RIO ...
bethlandim 18/10/2012 17:27

A foto de 1922, marca a inauguração do Hotel Sete de Setembro, construído pela prefeitura para receber as celebridades que vieram à cidade comemorar o centenário da Independência do Brasil. Mas, por que estamos falando disso?

Simples, o Casa Cor Rio 2012 ESTÁneste espaço, que já foi também a antiga Casa do Estudante Universitário, prédio de propriedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tombado pelo Inepac em 1989.

De frente para uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade – o Pão de Açúcar -, em endereço nobre – a Avenida Rui Barbosa -, a 22a edição da Casa Cor Rio se instala em um casarão cheio de história para contar.

Com pé direito altíssimo e amplas janelas, o belo e famoso prédio, em estilo eclético e com mais de 5.400 m2, foi sede do Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery (1926 – 1973) e da Casa do Estudante Universitário (1973 – 1995).

Erguido em 1922 pela Prefeitura do Rio, abrigou até 1926 o Hotel Balneário Sete de Setembro. Por isso mesmo, a edição deste ano tem o mote “a arte de receber bem”. A cara do Rio, uma das cidades mais hospitaleiras do mundo.

Você está em casa. Desce cinco andares e está no escritório. Ao fim do dia, sobe 10 pavimentos e malha na academia. Entre um andar e outro, uma pausa para comprinhas rápidas na mercearia e para escolher um presente na joalheria. A noite termina com um drinque no bar da cobertura. Tudo isso em um só edifício: o seu.

Este prédio fictício faz parte de um novo conceito de moradia – e já é realidade em muitos países. ATrumpTower, em Nova York, por exemplo: é hotel, apart-hotel, residencial e comercial.

Sala de estar

Paola Ribeiro soube tirar partido do mix entre antigo e moderno para compor este. Baús, mesas francesas e cômodas garimpadas pelo antiquário Arnaldo Danemberg se destacam entre os confortáveis sofás que cercam a mesa de centro. Note o detalhe: a caixa de madeira de demolição com grama é uma escultura verde e natural.

Cozinha gourmet

As arquitetas Carmen Zaccaro e Marise Kessel desenharam uma cozinha com todas as facilidades e materiais de última geração, como o material sintético off white que molda a bancada solta. Para trazer aconchego, a parede recebe peroba-rosa e filetes de pedra madeira. Note o charme todo especial que a geladeira vermelha com design antigo dá ao local. Sala de leitura

O piso de ladrilho hidráulico também é a sensação deste espaço. O tapete só entra na área reservada às cadeiras de pallha. As arquitetas Adriana Valle e Patrícia Carvalho tiveram uma ótima idéia para aproveitar o espaço: um banco com futon acompanha toda a parede da janela, disponibilizando mais lugares para sentar.

O casarão da Av. Rui Barbosa, que vai abrigar o evento, data do início do século XX  e já  foi o Hotel Sete de Setembro, o internato da escola de enfermagem AnnaNery e a Casa do Estudante Universitário. Lá você vai conhecer  o conceito desse novo estilo de morar: os mais de 50 ambientes reproduzem os vários tipos de habitação (apartamentos, lofts, estúdios, quartos de hotel), com serviços comuns (lobby, beauty center, SPA,  lavanderia, sala de jogos, lounge de informação, fitness, sala interativa etc), área comercial (joalheria, mercearia, livraria, loja de artesanato, brigaderia etc) e de entretenimento (bares abertos e fechados e restaurante). O evento reúne cerca de 80 arquitetos, decoradores e paisagistas. Vale a pena conferir...

Com afeto,

BethLandim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS