Impressões sobre o debate
Alexandre Bastos 12/09/2012 23:50

[caption id="attachment_12705" align="aligncenter" width="355" caption="Foto de Silésio Correa"]Foto de Silésio Correa[/caption]

O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Campos serviu para mostrar que é possível discutir ideias sem as velhas briguinhas, picuinhas e maniqueísmos. Outro ponto importante do debate promovido pelo Fidesc foi a abertura de espaço para a área de Ciência e Tecnologia, que tem sido debatida por este blog em diversas ocasiões (aqui, aqui e aqui).

É lógico que o debate poderia ter sido melhor e menos sonolento. Porém, como faltam encontros deste tipo na terra goitacá, valeu a pena conferir. Abaixo, uma breve análise dos candidatos:

Rosinha — A prefeita Rosinha Garotinho (PR) demonstrou a segurança de sempre e não se abalou com o bombardeio dos adversários, sobretudo na área de Educação, tendo em vista a última colocação da cidade no Ideb (Rio). Ao comentar sobre Ciência e Tecnologia, ficou nítido que faltam ações atuais, já que não se trata de uma das prioridades do atual governo.

Arnaldo — O ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT), que em 2008 não foi nada bem nos debates, se comportou bem melhor no debate desta noite. Pontuou as suas propostas com tranquilidade, lembrou das ações do seu governo, comparou os Orçamentos e deu leves alfinetadas em Rosinha. Pecou ao usar um discurso sentimental em ocasiões que pediam uma postura mais técnica.

Makhoul — O petista Makhoul Moussallem levou para o debate o embasamento que tem sido a marca da sua propaganda na TV. Frisou a importância da Educação e mostrou como é possível transformar anseios em ações. Na área de Ciência e Tecnologia, fundamental para a diversificação da economia e modernização de toda a administração, ele apresentou propostas interessantes. O ponto fraco foi a sua forma de falar, já que parecia sem muita empolgação.

Schunk — Candidato do PSOL, Erik Schunk mostrou que é melhor ao vivo do que nos programas de TV. Marcou posição ao fazer duras críticas ao governo nas áreas de Educação e Cultura. Não se intimidou e lembrou que o debate contava com dois candidatos considerados inelegíveis. Criticou o atual governo, os governos passados, o governo Cabral, a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Desta forma, se colocou como alternativa para os que não concordam com as práticas dos grupos que estão no poder.

José Geraldo — Assim como ocorreu na entrevista da InterTV, o candidato José Geraldo (PRP) foi uma grata surpresa. Ele é a prova de que existem muitos cidadãos com conhecimento para debater e contribuir nas mais variadas áreas. Lembrou que é impossível falar em mudança sem investir em Saúde e Educação. Além disso, foi além do discurso vazio de quem critica sem apresentar soluções. Listou suas propostas e discursou com fluência e tranquilidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS