De Plínio, o Velho... a ciência de hoje...
bethlandim 22/09/2012 17:48

Na última quarta-feira abrimos o IV CICC - Congresso Internacional do Conhecimento Científico - com 1800 congressistas, com o tema EDUCAÇÃO SUPERIOR e RESPONSABILIDADE SOCIAL: Desafios para o Desenvolvimento Regional, descortinamos novas fronteiras da gestão e do conhecimento em direção ao futuro que já se faz presente. Nossos palestrantes, nomes que evocam a ciência, a inovação e a realização, a partir de conhecimentos técnicos e científicos, retrataram nas temáticas abordadas, um cenário vanguardista. Caminhando para trás na linha do tempo... mas não só um pouco para trás... muito! Lá para o ano de 23 ou 25 d.C., quando Caius Plinius Secundus, filósofo que também comandava um exército e ficou conhecido como Plínio, o Velho, apoiou-se na filosofia de Aristóteles, sobre a qual se assentariam as bases da ciência e desenvolveu o modelo de gerar conhecimento a partir de métodos empíricos. Numa de suas observações sobre o assunto disse “o empirismo gera conhecimento a partir da experiência pessoal e da evidência”. Considerando a pouca quantidade de conhecimento acumulado até então, aprender com as experiências pessoais fazia muito sentido! A vida, ao ser vivida, transformava-se em um laboratório de pesquisa. E foi nesse laboratório da vida que o empirismo cresceu e se fortaleceu. Tanto é, que Plínio, o Velho, ficou marcado pela sua frase em latim “Nulla dies sine línea”, que significa “Nenhum dia sem uma linha” ou “Nenhum dia sem estudar”, como forma de sugerir que todo dia aprende-se pelo menos uma linha escrita ou lida: O CONHECIMENTO.

E foram estas linhas, tão bem traçadas, ao longo de 87 anos pelas irmãs salesianas que aqui chegaram, abrindo os horizontes dos jovens campistas daquela época, que se reescrevem a cada dia através das irmãs que aqui estão. Foram nessas linhas tão bem escritas, que há 14 anos atrás, Ir. Suraya Chaloub, com seu olhar futurista, sonhou com toda a intensidade e coragem, a criação do ISECENSA que este ano completa 10 anos de existência. E assim o ISECENSA iniciou suas atividades em dois de março de 2002, com quatro cursos de graduação. Hoje temos 10 cursos de graduação e 15 cursos de pós-graduação e extensão. Este ano inovamos com a abertura dos cursos técnicos. Atualmente contamos com 2400 alunos. Já formamos 1288 alunos e já vivenciamos quatro Congressos Internacionais.

Em 10 anos concretizamos um sonho.

Voltando a Plínio, o Velho, e a sua investigação empírica dou um salto e trago a nossa reflexão para Galileu Galilei, que entre outras coisas, foi perseguido pela Santa Inquisição e teve de abrir mão de suas conclusões sobre o sistema solar, renegando o fato de que a Terra girava em torno de si mesma e em torno do sol. Na saída do tribunal, onde mentiu para ganhar o direito de não ser queimado vivo na fogueira acesa pela intolerância, deu uma olhada de lado para o juiz, piscou um olho e disse: “Eppur si muove”, o que quer dizer “Contudo, ela se move”. Hoje, à semelhança de Plínio e de Galileu, buscamos ciência e conhecimento como forma de crescimento vivo, e não podemos negar que tal como ele, muitas vezes somos e devemos ser ousados, mesmo que isto signifique romper paradigmas, e o somos com confiança de que trilhamos com consistência e busca incessante, a grandeza à qual todo ser humano foi chamado a viver.

Fazemos por acreditar... E é nesta movimentação iniciada há tantos anos atrás pelo ISECENSA que não caminhamos sozinhos, mesmo com apenas 10 anos, nos tornamos grandes. Grande no exemplo dos seus colaboradores, que através do desprendimento, da disponibilidade a toda hora, do acreditar neste sonho e sonhar junto conosco, constroem este templo do conhecimento: a família ISECENSA.

Em 10 anos atingimos a excelência, conquistamos e permanecemos em 1º lugar no Índice Geral de Cursos – indicador do MEC - por 4 anos consecutivos, além de termos conceito máximo na avaliação do MEC em infra-estrutura: nosso grande diferencial composto pela construção de todo espaço de laboratórios necessários à formação teórico-prática de excelência dos nossos alunos e por nosso corpo docente e projeto pedagógico. Em 10 anos conquistamos credibilidade e nos tornamos referência no cenário educacional apresentando um índice de 95% dos nossos acadêmicos encaminhados para estágios em empresas parceiras.

Finalizo com a canção que foi cantada por nossos alunos:

Ontem um menino que brincava me falou que hoje é semente do amanhã. Para nunca ter medo, pois todo o tempo irá passar. Portanto, nunca desespere nem pare de sonhar. Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar. E que tenhamos fé na vida! Fé no homem! Fé no que virá! Porque nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos então, juntos, fazer o que será, porque a educação liberta e nos faz novos homens, mostrando-nos a cada dia que temos que buscar o melhor, pois esse é o único mercado que nunca está saturado... E eu tenho imenso orgulho e alegria de fazer parte desta construção, deste templo de ciência, humanismo e fé, por acreditar na Mística Salesiana e por acreditar que a Educação Liberta.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS