Para quem quer estar no mercado de trabalho...
bethlandim 13/09/2012 11:35

ISECENSA PROMOVE SEU IV CONGRESSO INTERNACIONAL

O ISECENSA abre seu IV CICC - Congresso Internacional do Conhecimento Científico -, no próximo dia 19, com o tema “Educação Superior e Responsabilidade Social: Desafios para o Desenvolvimento Regional”. Voltado para as áreas das ciências humanas e sociais aplicadas, biológicas e da saúde e, ainda, ciências exatas, da terra e engenharias, o Congresso tem com principal objetivo criar um fórum de discussão interdisciplinar sobre os principais conhecimentos e oportunidades de pesquisa, aumentando o intercâmbio de saberes e a parceria em projetos conjuntos. No evento estão previstas 19 palestras, 17 mesas redondas, 16 comunicações orais, 25 mini cursos além da apresentação de exposição de pôsteres.

A abertura ficará a cargo do escritor Clemente Nobrega, que abordará o tema “Inovação”.  Conceituado especialista em estratégia empresarial do Brasil, o palestrante é consultor e autor de uma série de livros, entre os quais o best-seller "Em Busca da Empresa Quântica", recomendado por sete dos maiores experts mundiais em Administração e Marketing, e "Empresas de sucesso, pessoas infelizes?”, sua mais recente obra". Com um rico currículo que inclui MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ e curso de Strategic Marketing Management, pela Harvard Business School, Clemente Nóbrega é pioneiro na introdução dos conceitos e práticas de Gestão pela Qualidade em indústrias de serviço no Brasil.

Nas Ciências Exatas, destacamos o professor Bruno dos Santos Silvestre, professor na Simon Fraser University (Canadá), PhD em Engenharia pela mesma universidade, doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio e mestre na mesma área pela UENF. Abordará o tema “Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”.

O convidado internacional do Curso de Arquitetura e Urbanismo é o arquiteto argentino Jorge Moscato, professor titular de Arquitetura na Faculdad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidade de Buenos Aires, que fará palestra sobre o tema “Proyectos Urbanos”. É também titular do Estudio Moscato - Schere em Buenos Aires desde 1969 juntamente com Rolando Schere. Participou da equipe de plano mestre do projeto Puerto Madero, sendo seu escritório ganhador de diversos concursos, o mais recente o da Estacion Ferro-motora de La Plata.

A madrilena professora Pilar Marqués Sanchéz é a convidada do Curso de Enfermagem. A professora além de participar da mesa redonda intitulada "Ciência e Arte do Cuidar em Enfermagem: Perspectivas e Dimensões do Cuidado Diante das Novas Tecnologias em Saúde", também proferirá a palestra “Como podemos optimizar nuestrar relaciones em las organizaciones sanitárias? Viajando a través de las redes”. A palestrante é doutora em Económicas y Ciencias Empresariales pela Universidad de León (España) Licenciada em Enfermagem na Universidad de Santiago de Compostela (España). Atualmente é a profesora titular de Escuela Universitaria de Ciencias de la Salud, en la asignatura de Gestión de Cuidados (Universidad de León).

“Os Caminhos de Alice do Outro Lado do Espelho: Discursos e Percursos da Delinqüência Juvenil” será o tema abordado por Vera Mônica da Silva Duarte, doutora e mestre em Sociologia pela Universidade do Minho (Portugal), é a convidada internacional do Curso de Psicologia. Professora do Instituto Superior da Maia - ISMAI.

Na área de Fisioterapia, o palestrante argentino Sérgio Brozzi, especialista em Medicina do Esporte e Aptidão Física pelo Velez Sarsfield Institute e professor do Instituto Romero Brest,  participará da mesa redonda “Treinamento Funcional e Recuperação de Lesões no Esporte” e também fará palestra sobre o tema “Fisioterapia Esportiva”.

Mario Jahara, fundador de Jahara®, é o convidado de Educação Física para ministrar o mini curso “Método Jahara de Desenvolvimento da Consciência Corporal”. Jahara é professor e autor de dois livros em Zen Shiatsu, com uma carreira internacional de 20 anos. O Programa de Jahara tornou-se parte do programa de hidroterapia no Instituto Wingate, em Israel, desde 2000, e criou programas na Suíça, Alemanha, Brasil e Argentina, sob a liderança de Mario e sua equipe.

Convidado da área de Pedagogia, o professor José Carlos Ângelo Cintra, graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, onde também obteve os títulos de mestre e doutor em Geotecnia e Livre-docente. Dedica à atividade de “ensinar a ensinar” e desenvolveu uma técnica de apresentação, divulgada em livros e DVDs de sua autoria, conciliando didática e oratória. Ministrará as palestras “Vencendo a timidez e o medo de falar em público” e “Reinventando a aula expositiva”.

Destacamos ainda a presença de Luisa Parente, ex-ginasta brasileira, campeã estadual, brasileira e sul-americana em todas as categorias sendo a primeira ginasta a participar de duas olimpíadas (Seul-88 e Barcelona-92) e do enxadrista Rafael Duailibe Leitão, pentacampeão brasileiro em 1996, 1997 e 1998, 2004 e 2011, detendo os títulos de Grande Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE e pela ICCF. Destaca-se que o mesmo vem direto da XL Olimpíadas de Xadrez em Istambul, na Turquia, para abrilhantar as atividades oferecidas no IV CICC, dando continuidade na comemoração dos 10 anos do ISECENSA.

O evento, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, terá toda sua produção acadêmica publicada na Revista Perspectivas Online (http://seer.perspectivasonline.com.br/), no ícone SUPLEMENTOS. Além disso, será publicada uma edição comemorativa ao IV CICC, onde serão disponibilizadas as palestras proferidas no Congresso. Vale ressaltar que a revista Perspectivas online, encontra-se indexada por SEER, IBICT, SUMARIUS, DOAJ e CAPES.

Os interessados em participar dessa grande oportunidade de enriquecimento cultural e profissional, podem se inscrever através do www.isecicc.com.br ou www.isecensa.edu.br.

O  Congresso Internacional visa contribuir para o engrandecimento profissional da nossa Campos dos Goytacazes.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=A-gZrdTjODY[/youtube]

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS