UENF completa 19 anos
15/08/2012 20:08

A primeira universidade pública do interior do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), completa 19 anos neta quinta-feira. A instituição é fruto de um movimento da população, que fez um abaixo-assinado que culminou um projeto aprovado, resultando na sua consolidação. A Uenf foi viabilizada por Darcy Ribeiro e arquitetada por Oscar Niemeyer, grupos de expressão nacional e internacional. O reitor, Silvério de Paiva Freitas, contou que se orgulha de fazer parte dessa história de conquistas.

— É motivo de orgulho olhar para todas as conquistas nestes anos de existência. Hoje a Uenf é destaque em ensino, pesquisa e extensão. Temos 16 cursos presenciais e dois semi-presenciais. Na pesquisa, são 14 programas de pós-graduação, 10 de doutorado e 14 de mestrado, todos os programas são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ainda estamos trabalhando no sentido de melhorias — disse.

O trabalho em conjunto à comunidade é outro forte da Uenf. Existem vários programas e projetos com viés ligado, diretamente a comunidade regional. De acordo com Silvério, um dos objetivos da universidade é o crescimento regional. “Esses projetos de extensão faz com que haja uma ligação entre o saber acadêmico e o saber popular, uma espécie de intercambio, de maneiro que a sociedade possa participar das atividades da universidade através da extensão e por isso criamos a escola de extensão, para aumentar este contato com a região”, explicou.

Uma vasta programação acontece amanhã (16) durante todo o dia em comemoração dos 19 anos da Universidade. De manhã terá shows artísticos, na parte da tarde, a sessão solene de Conselho Universitário, onde será entregue a medalha Darcy Ribeiro ao professor Nilton Rocha leal, um dos que participaram do processo de fundação da Uenf. Para fechar o dia de festa, terá uma apresentação do grupo Choro Solto.

Para os alunos, é motivo de orgulho ser estudante. “É muito bom saber que você estuda em uma universidade preparada, conceituada e que realmente prepara os alunos para o mercado de trabalho. É certo que vamos sair daqui mais que preparados para exercer o que estudamos aqui durante anos”, disse Amanda Caroline Ribeiro, de 21 anos.

A programação de aniversário começa às 8h. Nas duas entradas da universidade haverá recepção aos servidores e alunos com a participação de artistas de rua com malabares e pirofagia. Além disso, um gupo de rap dança também recepcionará as pessoas. Em seguida, às 9h, haverá show com a cantora Maria Fernanda no prédio E1 (reitoria) e Clara brito, no prédio P5. Durante a tarde, a partir das 14h, será inaugurada a foto do professor Almy Junior na galeria de ex-reitores da Uenf. Também faz parte da programação uma passeata musical com a banda Marcial do 8° Batalha de Polícia Militar de Campos. Às 15h está programada a sessão solene do conselho universitário da Uenf. Além do professor Nilton, serão homenageados os professores José Geraldo Carneiro e Valdo da Silva Marques, além de cinco servidores técnico-administrativos Eles receberão o Certificado de Reconhecimento pelos serviços prestados à UENF.

 

Bianca Alonso






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS