Mito?
Marcos Almeida 27/08/2012 21:06

O americano Lance Armstrong - mito (?) -, tem pedido negado pela corte americana e divulga carta final. O ciclista mais conhecido do mundo deve ser punido para sempre do esporte - não poderá mais competir oficialmente, ser treinador e/ou dirigente - e perder suas 7 vitórias conquistadas no Tour de France devido ao uso de doping.

Veja a carta completa:

“AUSTIN, Texas – 23 de agosto de 2012 - Chega um momento na vida onde cada um deve dizer “basta”. Para mim chegou a hora. Eu tenho lidado com as queixas de que  enganei e que tomei uma injusta vantagem para ganhar meus sete títulos do Tour de France desde 1999. Durante os últimos três anos tenho sido alvo de investigação criminal seguido pelo insconstitucional “caça às bruxas” Travis Tygart. O desgaste em minha família e com meu trabalho em minha Fundação me leva onde estou hoje: dando um ponto final a esse absurdo.

Eu esperava que Justiça Federal terminasse com a farsa da USADA. Apesar do Tribunal concordar com as minhas preocupações, reconhecendo muitas irregularidades e deficiências nas alegações de sua conduta e processo da USADA, em última análise, decidiu que não poderia intervir.

Se em algum momento a minha participação no processo da USADA pudesse me ajudar a enfrentar as acusações de maneira mais justa e acabar de uma vez por todas com essas acusações, sem dúvida, aproveitaria a oportunidade. Mas eu me recuso a participar de um processo tão injusto e desequilibrado. Apesar do que diz Travis Tygart, não há nenhuma evidência para apoiar suas acusações infames e equivocadas. A única evidência física que existe são centenas de testes de controle anti-doping, sem quaisquer problemas. Eu estava pronto em todos os momentos e em todos os lugares, em competição e fora deles, sangue, urina, o que eles pediram, eu forneci. De que servem todos esses testes da USADA se ao final eles não usam?

Desde o princípio, essa investigação não é sobre buscar a verdade ou para limpar o ciclismo, mas sim para me punir a todo custo. Eu sou um ciclista aposentado, no entanto a USADA está me julgando por fatos que ocorreram há 17 anos, independentemente da sua própria limitação de oito anos. Organizações respeitadas, como a UCI e USA Cycling deixaram claro que a USADA não tem poder nem mesmo para fazer as acusações. Organismos internacionais que regem o ciclismo pediram a USADA que pare, e esclareceram que os pronunciamentos da USADA em que pessoas foram suspensas de “por vida” ou perderam seus títulos, são ações sem autoridade. Muitos outros, incluindo reguladores da USADA descobriram que não há nada remotamente justo nestes processos. A USADA tem quebrado a lei dando as costas para as suas próprias regras e intimidado aqueles que tentaram convencê-a a cumprir as suas obrigações. A USADA assumiu o papel de perseguidor ameaçando qualquer um que fica em seu caminho e colocou em dúvida a boa-fé de qualquer um que questiona seus motivos e métodos, tudo às custas do contribuinte. Nos dois últimos meses a USADA tem repetido o mantra de que há apenas um conjunto de regras para todos, mas recusou-se de forma arrogante a praticar o que prega. Acima de tudo, a USADA supostamente fez acordos com outros ciclistas que burlam suas próprias regras e dizem que eu enganei a todos, e muitos ainda estão competindo hoje.

Em conclusão, quando eu competi eu segui as regras da UCI, WADA e USADA. A idéia de que os atletas podem ser condenados sem terem uma amostra positiva A ou B, sob as mesmas regras e procedimentos aplicáveis ??para quem testa positivo, perverte o sistema e cria um processo em que qualquer ex-companheiro invejoso pode abrir um processo na USADA apenas por despeito, para ganho pessoal ou para negociar um acordo conveniente para si. É um método injusto aplicado de forma seletiva em oposição a todas as regras, simplesmente não é certo.

A USADA não tem controle de um esporte internacional e em tentar tirar os meus sete títulos do Tour de France. Eu sei quem ganhou, meus colegas sabem quem ganhou e quem competiu comigo sabe quem ganhou esses títulos. Por três semanas, nós corremos juntos nas mesmas estradas, montanhas e contra todas as intempéries e obstáculos. Não tomamos um atalho, não havia nenhum tratamento especial, as mesmas estradas, as mesmas regras, o mais difícil evento esportivo do mundo onde o mais forte ganha. Ninguém pode mudar isso especialmente Travis Tygart.

Hoje eu resolvi virar a página, não vou falar mais sobre isso, não importa as circunstâncias. Eu vou continuar com o meu trabalho, que começou antes de ganhar meu primeiro título do Tour de France: Ajudar a pessoas e famílias afetadas por câncer, especialmente aqueles com baixa renda. Em outubro a minha fundação vai cumprir 15 anos de serviço para sobreviventes de câncer e comemorar o nosso objetivo que conseguimos arrecadar quase US$ 500 milhões. Temos muito trabalho a fazer e estou ansioso para acabar com essa distração inútil. Eu tenho a responsabilidade com todos aqueles que deram o seu tempo e energia para combater o câncer. Eu não vou parar de lutar por esta missão, além de dedicar-me aos meus cinco lindos filhos, a luta contra o câncer e tentar ser o atleta de 40 anos mais preparado do planeta.”

Fonte, 3zone aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS