Memorial do Holocausto
lucianaportinho 20/08/2012 07:51
Não há como passar impávido. Ao aviso do guia, olho à direita, vejo uma área de praça tomada por inúmeros blocos retangulares. O memorial é a praça. Cinza é a praça.

Sobre um terreno em aclives e declives, lisos blocos de concreto também irregulares no tamanho e irregulares na disposição. Uma sensação de opressão é transmitida pelo conjunto. No silêncio é percorrida através dos corredores estreitos. Uma alusão aos milhões de judeus mortos na Europa pelo nazismo. Evidente o desconforto.

O Memorial aos Judeus Mortos da Europa (Denkmal für die ermordeten Juden Europas), mais conhecido como Memorial do Holocausto (Holocaust-Mahnmal), fica em Berlim, capital da Alemanha e foi projetado pelo arquiteto Peter Eisenman. De uma área de 19.000 metros quadrados coberta com 2.711 blocos de concreto, parecendo com um campo ondulado de pedras. Os 2.711 blocos de concreto foram projetados para produzir uma intranquilidade, um clima de perturbação e o conjunto final quer representar um sistema supostamente ordenado, onde o contato com a razão humana foi perdido.

O memorial tem entrada franca, está aberto 24 horas por dia e foi inaugurado em 10 de maio de 2005. Está localizado a uma quadra ao sul do Portão de Brandemburgo, perto da Potsdamer Platz, numa distância que pode ser vista do parlamento federal alemão.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Luciana Portinho

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS