Minha Maratona, por Emily Lotério
Marcos Almeida 20/07/2012 05:20

Vou confessar esta prova não estava nos meus planos, mas como acompanhar o treino com amigos e não competir com eles? Participar de outra maratona este ano estava fora da planilha, não pela prova, mas pelos duros treinos que tive que enfrentar sozinha no ano passado. Não dava para esquecer como foi difícil cada longo sozinha na rua ou muitas vezes na esteira 18, 20km, só para falar com alguém durante o treino... Este ano os treinos foram se encaixando naturalmente e eu não podia perder a oportunidade...Rsrsrsrs. Eu não podia ficar de fora. E assim fomos evoluindo, fizemos ótimos treinos, lindas paisagens, muitos deles começavam com a lua (5h da manhã) e terminavam com o sol , outros começavam com o sol e terminavam com a lua a beira mar... Bom, embora muitos treinos tenham sido maravilhosos, alguns foram bem duros, mas tinham que ser cumpridos, e eu estava lá cansada mentalmente e fisicamente, vindo de noites mal dormidas e tendo que encontrar uma vaguinha no meu dia de mãe, esposa, filha, prof de hidro, natação, ginástica olímpica e personal para os treinos da maratona. Isso sem abandonar os treinos do triathlon que a princípio era o objetivo do ano antes de eu inventar essa história de maratona.

Eu estava confiante, mas dias antes da maratona eu adquiri uma contratura muscular na panturrilha esquerda, nada de muito complicado, mas o suficiente para deixar alguns treinos de lado e tratar com fisioterapia. A semana da prova estava correndo e eu com mil compromissos que não me deixavam descansar e ainda tendo que tratar da minha panturrilha com gelo várias vezes ao dia e algumas sessões de fisioterapia, cada minuto valia ouro naquela semana... Mas ainda pensava positivamente, até que resolvi fazer um treino leve para terminar a semana... Fiquei arrasada, porque vi que eu não estava totalmente recuperada. Eram sentimentos de tristeza, raiva e ao mesmo tempo eu brigava comigo mesma, porque aquilo não era motivo para abalar ninguém... Nossa, que besteira... Mas, naquele momento ficou clara a proporção que o esporte tomou na minha vida. Então, nos momentos mais difíceis da prova eu pensava que tinha que completar. Depois de uma contratura muscular, um carro tentar me atropelar na sexta-feira, um casamento em campos no sábado, não estar presente pela primeira vez em dez anos na quadrilha dos meus filhos (de todos os contratempos, o pior), chegar ao Rio quase meia noite, dormir menos de quatro horas antes da prova, quase perder o ônibus para a largada... Eu não tinha apenas que completar a maratona, eu merecia fazer uma boa prova.

Felizmente consegui!! Cruzei a linha de chegada com o tempo de 3:54:39 e a sensação de dever cumprido! Bom demais! Agradeço de coração a todos que aceitaram meus convites para treinar, a todos que me incluíram em seus treinos, a todos que de alguma forma me ajudaram, fisioterapeuta, amigos, família e é claro meu técnico Ronaldo Maciel, que além de estar diante de uma atleta muitas vezes teimosa, estava também sendo obrigado a ¨trocar ideias¨ com sua colega de trabalho e também esposa...rsrsrsrs . COMO SOU DEPENDENTE DESSA ENDORFINA...QUE VENHA A PRÓXIMA!!

Emily Lotério Barcelos

Prof. de Ed. Física, Personal Training e atleta nas hora vagas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS