Kinesiotaping, por Diogo Lyra
Marcos Almeida 24/07/2012 21:13

O método de Kinesiotaping entrou no mundo de Reabilitação e Medicina Esportiva como terremoto. Desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase no Japão há 25 anos, a Kinesiology Taping está abalando o mundo das bandagens terapêuticas. Este método usa bandas especiais (fitas) - estes trechos de fita que foram concebidos para imitar as propriedades da pele e destinam-se ao tratamento de lesões articulares, musculares, neurológicas, ligamentares e também redução da inflamação e linfedema.

O método KinesioTaping envolve a colocação de um adesivo sobre os músculos, articulações e outras estruturas, com o objectivo de participar na redução de tensões atuantes sobre as estruturas musculoesqueléticas. Todas as aplicações de Kinesiotaping são caracterizadas por permitir a plena mobilidade do paciente, reforçando simultaneamente a estabilidade da lesão muscular ou articular. Permite ao atleta desenvolver a atividade e fornecer ao mesmo tempo um suporte a partir do ponto de vista funcional. A segunda característica do kinesiotaping é ajudar a facilitar o fluxo linfático 24 horas por dia. É indicado principalmente na fase aguda da reabilitação e atua como técnicas corretivas que incluem propriedades mecânicas, linfáticas, analgésicas, reeducação proprioceptiva e ligamentar. São utilizadas tanto para os tendões como em músculos, cápsulas articulares, cicatrizes, etc. Podem ser usado em conjunto com outras terapias, como a crioterapia, hidroterapia, massagens, estimulação elétrica, entre outras.

Atua na ativação do sistema neurológico, no sistema de processamento de informações proprioceptivas e no sistema circulatório. Atua não só no sistema músculo/esqueléticos sobre os movimentos do corpo, mas também tem ação na circulação sanguínea e linfática, temperatura corporal, etc. Portanto, aplicação do kinesiotaping no músculo, afeta vários sistemas. Daí a importância de tratar o músculo a fim de recuperar com maior rapidez e competência, podendo secundariamente ativar o próprio processo de auto-cura do corpo. Estudos têm demonstrado que através da aplicação do kinesiotaping com uma % tão alta de material elástico, pode ajudar os músculos a se recuperar, sendo um método não-invasivo de ajuda externa. A utilização do kinesiotaping foi uma nova abordagem para o tratamento de nervos, músculos e órgãos.

Prof. MS. Diogo Lyra Crefito: 43694 F

Mestre em Saúde da Família

Prof. da Universidade Estácio de Sá

Coordenador do Centro Integrado de Reabilitação Acelerada (CIRA)

Fisioterapeuta do Futebol Profissional do Esporte Clube São João da Barra-RJ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS