O papel da Fisioterapia no MMA, por Diogo Lyra
Marcos Almeida 07/07/2012 12:19

Hoje (7/7), o Ultimate Fight Championship (UFC) terá uma luta que, com certeza, entrará para a história do MMA: o brasileiro Anderson Silva e o norte-americano Chael Sonnen. Milhares de pessoas estarão acompanhando a luta. Mas você sabe como esses atletas se preparam para um evento como esse?

Considerado um esporte de extremo contato físico, o MMA tem escoriações faciais como lesões mais freqüentes, seguidas por lesões traumáticas como fratura de ossos da face e de costela, luxação acromioclavicular e lesões ligamentares de membro inferior.

Devido a essa epidemiologia, o papel preventivo das lesões mais comuns no esporte são de difícil prevenção, sendo papel do fisioterapeuta no momento da luta estancar sangramentos e realizar atendimentos imediatos durante os intervalos entre os rounds.

No entanto, somente o médico e o juiz são autorizados a entrar na área de competição a qualquer momento e interromper a luta, se julgarem necessário. ?Fora do ringue, o trabalho do fisioterapeuta é de fundamental importância tanto no caráter curativo como no caráter preventivo.

É importante conhecer a biomecânica do esporte e as características de cada atleta a ser tratado, pois as preferências por determinadas artes marciais definirão se o lutador realizará mais movimentos em cadeia cinética aberta (como é o caso dos membros superiores em boxeadores) ou em cadeia cinética fechada (no caso de judocas e lutadores de jiu-jitsu).

É indispensável, portanto, que o Fisioterapeuta do Esporte conheça as características dos esportes de seus pacientes, possibilitando um tratamento individualizado com enfoque em prevenção de lesões e retorno à prática esportiva de maneira mais funcional possível.

Prof. M. S. Diogo Lyra Professor da Universidade Estácio de Sá Coordenador do Centro Integrado de Reabilitação Acelerada (CIRA) Fisioterapeuta do futebol Profissional do Esporte Clube são João da Barra-RJ

Atualizaçao às 12:06, relacionada a formatação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS