Treinos Longos: cuidados necessários
Marcos Almeida 02/07/2012 14:38

Achei interessante neste momento, escrever um pouco sobre os treinos longos. Temos, enquanto grupo, cada vez um maior envolvimento através do prazer que é poder treinar juntos nos dias de sábado. Diria que este post é um puxão de orelhas virtual, pensando no bem estar de todos e tenho a certeza pelo nível de inteligência do grupo - quem corre é mais inteligente - vai ser de fácil entendimento e cumprimento.

Utilizo como modelo de treinos na corrida três estímulos de qualidade por semana, pois entendo que a mesma é um dos fatores que proporcionam uma melhor qualidade de vida ao qual também se encontram inseridos a família, amigos, aperfeiçoamento profissional e algumas obrigações, como por exemplo, o trabalho nosso de cada dia e treinos paralelos, sendo já uma grande vitória o cumprimento destes três treinos.

Tenho, através deste modelo, obtido bons resultados e atingido objetivos pretendidos por alunos, visto que neste protocolo - ou outro qualquer - o treino longo é de fundamental importância. De uma forma geral, tem como objetivos: melhora na capilarização, melhor utilização dos ácidos graxos, adequação do organismo ao uso do glicogênio, amadurecimento psicológico, maior confiança, resistência física e tolerância mental, dentre outros.

E é bom frisar, o objetivo não é ganhar velocidade! A função principal do longão é trabalhar a resistência, pois com relação a qualidade física velocidade, temos os intervalados e fartleks, portanto, apertar muito o ritmo nestes treinos é um erro típico dos corredores mais ansiosos e que, diga-se de passagem, para os meninos que são muito competitivos, fugindo do principal foco nestes momentos. Lembrando ainda sobre a Individualidade Biológica: cada um é cada um!

Os treinos longos e os intervalados são os que apresentam uma maior possibilidade de se lesionar, daí, ser prudente e saber o porquê de cada treino se torna fator de primeira necessidade para uma vida mais longa e com mais qualidade na sua corrida. Sempre digo, tudo é muito bom, "viciante", porém, quando nos tiram este prazer, perdemos um pouco a visão das cores da vida, se é que me entendem.

Bons treinos, muita prudência, menos competições e muitos longões nas nossas vidas!

Texto finalizado ouvindo, Monobloco ao Vivo, aqui! "Gostava (gosto) tanto de você(s)."

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS