Para Gabeira, governo Garotinho foi "comédia de costumes"
Alexandre Bastos 05/07/2012 23:56
[caption id="attachment_11531" align="aligncenter" width="315" caption="Foto - JB"]gabeiralEleSoaresFLIP1876[/caption]

Matéria do Luciano Pádua publicada no site do Jornal do Brasil informa que ao apagar das luzes nas mesas oficiais da Festa Litetrária de Paraty (Flip), o ex-deputado Fernando Gabeira comparou o governo de Anthony Garotinho, de 1998 a 2002, como uma “comédia de costumes”. A analogia veio após pergunta do mediador da mesa, Zuenir Ventura, sobre as semelhanças entre o político de Campos dos Goytacazes e o ex-governador Leonel Brizola.

Gabeira também classificou o sistema político brasileiro como completamente distante do povo, por se protegerem – com leis e foros específicos – e impedirem que seus membros sejam punidos por condutas irregulares. Ainda, ao expor que a eleição de Lula em 2002 apontava para um novo rumo do país, aproveitou para criticar a recente aliança do petista com Maluf. "Quando o Lula foi eleito, nós tínhamos muita esperança, mas o que PT fez foi como na peça do [dramaturgo suíço] Friedrich Dürrenmatt em que uma prostituta sai de sua cidade e volta rica, para se vingar, com a ideia 'o mundo fez de mim uma puta, eu vou fazer do mundo um bordel'. É o que diz o PT", completou.

O que é uma "Comédia de Costumes"? — A comédia de costumes, gênero criado pelo francês Jean-Baptiste Molière, teve no Brasil expoentes como Arthur Azevedo e França Jr. Com tendência ao nonsense, aborda temas que vão desde a conturbada relação familiar até a exploração das classes menos abastadas.

Fonte: JB e Sociedade Blog

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS