Ensinando o voto consciente
08/06/2012 10:06

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE – RJ) está realizando em diversas escolas públicas e particulares do estado o projeto Eleitor do Futuro, que tem o objetivo de conscientizar alunos do Ensino Médio a respeito dos direitos e deveres do cidadão. Em Campos, há poucos meses das eleições municipais, o projeto está sendo realizado também no Ciep Nilo Peçanha, na Lapa,  onde cerca de 120 alunos de 15 a 18 anos, do turno da manhã, estão conhecendo todas as fases do processo eleitoral — que vaida campanha até a apuração dos votos em urna eletrônica.


De acordo com a professora de sociologia e filosofia, responsável pelo programa na escola, Maura Cristina Henrique Manhães, o projeto começou no dia 22 de maio, com distribuição de cartilhas para os alunos, palestras, apresentações teatrais e vídeos de conscientização dos direitos e deveres básicos contidos na Constituição. Segundo ela, alunos do Ensino Médio se dividiram em cinco “partidos políticos fictícios” que entraram na última quarta-feira (6), em campanha eleitoral em favor de diretos do cidadão, como liberdade, respeito e dignidade; direito do trabalhador; educação e cultura; vida e saúde e esporte e lazer. Os alunos de cada grupo tiveram que estudar sobre os seus temas para apresentá-los aos outros estudantes.


— Na próxima terça-feira (12), será realizado aqui na escola um debate com todos os grupos para cada um “vender o seu peixe” e conseguir os votos. Já na quarta-feira (13), uma equipe do TRE do Rio de Janeiro virá aqui com urnas eletrônicas para que os alunos interajam com o aparelho, além de ensinar qual o trabalho de um mesário. Nas urnas estarão os nomes dos grupos, chamados de “Partidos Políticos” e todos os alunos vão poder votar naqueles que acham que se saíram melhor na campanha. A apuração será realizada no mesmo dia — explicou a professora.


Os estudantes que participaram do projeto ganharão notas em todas as matérias da grade escolar, como português, geografia, história e até mesmo matemática, através da criação de estatísticas baseadas em pesquisas que realizaram com pessoas na rua. Segundo o TRE, a iniciativa beneficia alunos a aprender desde cedo, o importante direito a cidadania.

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