Inspetor de Segurança: Ceperj convoca candidatos para prova de capacidade física
08/06/2012 10:06

Os aprovados na prova escrita do concurso promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - que atraiu 65.846 profissionais interessados no cargo de Inspetor de Segurança - estão sendo convocados para a prova de capacidade física. Na última quarta-feira (06), a relação dos 2.679 candidatos, sendo 2.164 do sexo masculino e 515 do sexo feminino, foi disponibilizada no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), que realizará os seis testes nos dias 23, 24, 29 e 30 de junho e 1º de julho. Esses convocados continuam concorrendo às 800 vagas, divididas em 640 para homens e 160 para mulheres, com vencimentos de R$ 3.201,41.

A prova de capacidade física, de caráter eliminatório, corresponde à segunda das quatro fases da primeira etapa deste concurso público. Os seis testes visam à avaliação do nível de condicionamento físico dos candidatos, de modo a aproveitar todos aqueles que, atendendo às exigências do edital, apresentem, pelo menos, uma capacitação mínima que lhes possibilite suportar os treinamentos a que serão submetidos durante o curso de formação profissional (segunda fase da segunda etapa), cujo objetivo é prepará-los para todas as tarefas inerentes ao cargo. Este curso de capacitação estará sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária, da secretaria, com início previsto para 8 de outubro.

 

Para ser considerado apto em todo o exame físico, o candidato deverá obter nos seis testes os índices mínimos apresentados em edital, caso contrário será considerado inapto e, consequentemente, reprovado. Os seis testes são: corrida de resistência, corrida de velocidade, salto em altura, abdominal (remador), tração na barra e flexão de antebraço. Os índices mínimos estabelecidos para cada teste, o tempo para execução e o número de tentativas permitidas estão registrados no edital de abertura e no edital de retificação, ambos disponibilizados no site da organizadora. Com exceção do salto em altura, que permitirá ao candidato três tentativas, os outros cinco terão de ser executados em apenas uma vez.

Importante lembrar que será eliminado o candidato que não comparecer à prova de capacidade física na data e no horário previstos para sua realização ou deixar de apresentar os documentos exigidos no edital de convocação. Foram convocados para o exame físico os candidatos aprovados na prova escrita de conhecimentos, aplicada em 6 de maio, por ordem de classificação, observado o limite máximo dos 1.920 primeiros classificados do sexo masculino e das 480 primeiras candidatas classificadas do sexo feminino. Mas como houve empate com o último classificado, farão os testes todos os candidatos que obtiveram a mesma nota, no total de 2.679 candidatos, como determina o edital de abertura do concurso.


No mesmo edital que traz a convocação também está disponível o resultado final da prova escrita de conhecimentos, informando que pelo fato de terem sido indeferidos os pedidos de recontagem de pontos face ao resultado preliminar, fica validado como final o resultado divulgado no site da organizadora em 31 de maio. E foram incluídos os nomes de mais quatro candidatos (dois homens e duas mulheres), devido à omissão no resultado preliminar.


Além da prova escrita de conhecimentos e da prova de capacidade física, os candidatos habilitados ainda terão de se submeter ao exame psicotécnico, de caráter eliminatório e exame de sanidade físico e mental, também eliminatório. Da segunda etapa constarão duas fases: investigação do comportamento social (caráter eliminatório) e curso de formação profissional (eliminatório e classificatório), que estarão sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS