São Sebastião com muitos problemas
08/06/2012 09:06

O 4º distrito de Campos, São Sebastião, local que há dois meses recebeu  visita da Folha, não apresentava reclamações dos moradores, mas atualmente vários  problemas são enumerados pela população. Muitos desses problemas são encontrados também em alguns bairros da cidade.


De acordo com os moradores, o policiamento está precário, falta funcionários na creche e o clínico geral do posto de saúde atende apenas, uma vez por mês. Além disso, os horários dos ônibus estão confusos e a limpeza das ruas é feita de três em três meses.
A principal queixa dos moradores do distrito é a precariedade no transporte público. Segundo eles, os ônibus demoram muito e quando chegam passam lotados, o que gera transtornos entre os moradores. A comerciante Genilda Rangel do Rosário, de 75 anos, explicou que várias pessoas de São Sebastião trabalham no Centro da cidade e por isso, acordam cedo e acabam chegando tarde em seus compromissos.


— Estamos sendo prejudicados por um problema que não é nosso. Estudantes que precisam chegar no horário na escola, também chegam fora do horário. Precisamos de mais linhas de ônibus que atenda a demanda dos moradores do distrito. Já reclamamos o problema com a empresa, mas não tivemos respostas. Estamos à espera de soluções — disse a comerciante.


Genilda Rangel também destacou que durante a noite, a praça do distrito fica abandonada e moradores ficam com medo de passar pelo local. Segundo ela, o policiamento no distrito está fraco e precisa de reforço para que a população sinta mais segurança. “Temos medo, pois não vemos viaturas da Polícia passar por São Sebastião. O órgão precisa atuar no local para coibir a presença de assaltantes e pessoas que contribuem com a criminalidade do local”, disse.


O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Lúcio Flávio Baracho, informou que todos os bairros do município, assim como localidades e distritos, estão sendo patrulhados, pois estão inseridos dentro do novo sistema operacional do órgão, implantado em março na região.


Segundo o superintendente técnico de transportes da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Sidnei Santana, São Sebastião vem sendo atendido regularmente por duas empresas, Jacarandá e Geratur.  


Diariamente, o trabalho de fiscalização é realizado e segundo relatórios feitos, todos os horários são cumpridos normalmente por essas empresas, não tendo sido detectada qualquer irregularidade.
Faltam funcionários na creche-escola

Outro problema, relatado por moradores do distrito, é a falta de funcionários na creche do distrito. A doméstica Rosinéia Rangel, de 40 anos, explicou que com o problema, o local fica sem funcionar em alguns dias, o que gera transtorno aos pais e responsáveis. “Nós trabalhamos e não temos onde deixar nossos filhos. Com essa falta, perdemos o dia de trabalho. A responsável pelo órgão nos comunicou que algumas funcionárias foram demitidas no início do ano. Em alguns dias, encontramos a instituição fechada e os funcionários dizem que estão em reunião”, disse a Doméstica.


Rosinéia relatou também, que o atendimento no posto de saúde do distrito está precário, pois os profissionais como o clínico geral, atende uma vez por semana, o que gera vários problemas aos moradores. “Pra que um posto de saúde sem médicos? Se a unidade abre todos os dias, por que não ter profissionais todos os dias também? Os moradores do distrito estão revoltados”, completou.


A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, informa que a carência de assistentes de turma na creche será solucionada através do processo seletivo simplificado para a contratação temporária. Quanto às faltas no posto de saúde, a secretaria de Saúde desconhecia o problema informado por moradores de São Sebastião, mas, conforme informação da diretora de Gestão de UBS, Aline Gonçalves, a informação será averiguada.

Local recebe nome de santo guerreiro

No dia em que a equipe de reportagem esteve no distrito, funcionários da secretaria de Serviços Públicos estavam fazendo a limpeza na praça do distrito. De acordo com a doméstica Leila Márcia Braga, de 46 anos, há três meses o serviço não havia sido feito. “Estávamos vivendo no meio da sujeira. Os próprios moradores faziam a limpeza das ruas e calçadas. Espero que não demore mais três meses para que o serviço seja realizado novamente”, disse a doméstica.


De acordo com a assessoria de Comunicação da Prefeitura, a secretaria de Serviços Públicos informou que o serviço de varrição das ruas assim como a coleta de lixo está sendo feita regularmente.


São Sebastião foi um dos muitos soldados romanos que por sua fé em Jesus, foi martirizado. Nascido em Narbona, França, no final do século III, São Sebastião era um cristão de coração e, mesmo cumprindo suas tarefas como capitão da primeira corte daquele país, sempre que podia visitava os cristãos encarcerados e ajudava aos mais fracos, doentes e necessitados.


Negando-se a maltratar os cristãos, foi-lhe imputado vários martírios, até que no fim, lhe foram direcionadas flechas certeiras pela ordem do imperador Maximiniano, sangrando até à morte.

Dulcides Netto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS