RJ 216 deverá ficar pronta em dezembro
08/06/2012 09:06

Prevista inicialmente para ser entregue em setembro, a obra de duplicação da RJ 216, que liga Campos a Farol de São Tomé, só deverá ficar pronta no final deste ano. A informação é do secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto. Segundo ele, a mudança da data se deu em função da demora na  desapropriação de casas e retirada dos postes de iluminação para a realização dos serviços. Enquanto isso, comerciantes e moradores reclamam dos transtornos. O projeto, orçado em R$ 56 milhões, foi anunciado pela prefeita Rosinha Garotinho em 2010. Os trabalhos foram iniciados em abril de 2011, com prazo de entrega em 18 meses. A recuperação da RJ 216 é de responsabilidade do Governo do Estado, mas a Prefeitura assumiu o compromisso em 2010 de realizar as melhorias até o distrito de Goitacazes, trecho mais castigado pelos buracos por causa do tráfego intenso de caminhões.


As obras foram autorizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e tem a supervisão da PCE Engenharia. Atualmente, os trabalhos estão estacionados na conclusão da primeira fase, com a construção das pistas centrais entre o antigo trevo de acesso ao parque Bela Vista e o trevo da Penha, na avenida 28 de Março. A previsão de entrega desse trecho é para o mês que vem. A segunda fase, que vai concentrar os serviços na Estrada dos Ceramistas até o Hospital São José, em Goitacazes, tem previsão de começo em agosto e término em dezembro.


As obras de construção da nova RJ 216 foram iniciadas com a construção das marginais. O trânsito teve que ser desviado para que a obra pudesse ser realizada nas pistas centrais, com a infraestrutura necessária. Na primeira fase, mais de 50 homens estão trabalhando diariamente com maquinário pesado: três patrols, 30 caminhões, três retroescavadeiras, trator e outros equipamentos para a intervenção inicial de 800 metros que  estão sendo escavados na profundidade de um metro e de-pois serão rebaixados e nivelados, recebendo na última etapa uma camada asfáltica reforçada para suportar o tráfego intenso. “Neste primeiro trecho da obra foi retirada a camada de asfalto e um metro abaixo da antiga pavimentação para construção de nova base, resistente ao fluxo de veículos pesados por conta dos portos do Açu e Farol/Barra do Furado. A nova pista recebe uma camada desbloqueio com areia, uma segunda camada de argila, sub-base, base e asfalto para garantir uma pavimentação em condições de receber o tráfego intenso”, disse Edilson.

Dulcides Netto

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