Petrobras e governo ainda não se entendem sobre aumento
22/06/2012 09:06

O aumento da gasolina voltou à pauta ontem. “A Petrobras ainda está em discussões com o governo a respeito do aumento do preço dos combustíveis, medida necessária para aliviar o caixa da empresa e permitir que ela cumpra seu plano de negócios”, chegou a dizer a presidente da estatal, Maria das Graças Foster.

A presidente da Petrobras observou que o percentual da alta e data do reajuste ainda estão em negociação, e que nada está definido. “Nós não temos nenhum  percentual de aumento da gasolina e nenhuma data específica para que aconteça qualquer percentual”, afirmou ela a jornalistas, durante sua participação na Rio+20.

Quando foi questionada sobre a necessidade da alta dos valores afirmou: “Nós precisamos de um aumento porque evidentemente você vê uma variação do Brent que desceu, mas o câmbio está subindo. Então a paridade de preço está bastante defasada dos preços internacionais”.

Anteriormente, ela afirmou que empresa precisa de reajuste nos preços para cumprir um plano de investimentos de 236,5 bilhões de dólares de 2012 a 2016.

Nesta quinta-feira, o petróleo Brent caiu a uma mínima de 18 meses, com a piora do cenário econômico global , mas o câmbio no Brasil está firme , o que não muda muito a situação do caixa da empresa na comparação com a situação à verificada quando o petróleo estava em patamares mais altos.

A presidente da Petrobras disse na semana passada que a defasagem de preços atual é a mesma quando o Brent estava a 125 dólares (o barril) e o dólar 1,65/1,70 reais.

Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o governo segue avaliando eventual aumento no preço dos combustíveis e seu impacto na inflação, negando que Brasília já tenha tomado uma decisão sobre o assunto.
Em Campos, nas bombas a gasolina está custando em média R$ 2,99 o litro, o que para o consumidor é considerado um preço relativamente alto. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS