A Importância do Alongamento Muscular, por Gisela Rangel Pinto
Marcos Almeida 11/06/2012 19:37

O alongamento, normalmente negligenciado pelos jovens, passa a ter importância na vida adulta, quase sempre após alguma lesão. Mas de que maneira músculos encurtados podem causar lesão? Bom, além dos estiramentos durante uma prática esportiva, os encurtamentos musculares também alteram a postura, a biomecânica e fazem um vetor de compressão nas articulações, o que leva a sobrecarga articular e pode causar desgaste precoce. Outro ponto importante é que os músculos retraídos são músculos fracos. Eles não têm sua completa capacidade de gerar força porque perderam a sobreposição ideal para que haja a contração muscular máxima. A minha dica é: dêem mais importância ao alongamento. O treinamento de flexibilidade deve fazer parte da rotina tanto quanto o treinamento de força.

Curiosidades Sobre o Alongamento

Por quanto tempo devemos alongar um músculo? Esse é um assunto muito discutido e também muito controverso. Apesar de ainda não ser consenso, muitos estudos apontam 30 segundos como sendo o mais eficaz para o alongamento estático (aquele em que mantemos a posição alongada por um determinado tempo). É fato que mais vale uma repetição demorada do que várias curtas. O curto tempo atinge apenas as propriedades elásticas do músculo (ele vai e volta, mas continua do mesmo tamanho), enquanto o tempo prolongado traz efeitos plásticos, ou seja, o músculo realmente aumenta de tamanho, pois ocorrem microlesões e o corpo vai preenchendo-as com mais tecido muscular.

Quando estamos aquecidos nos alongamos com mais facilidade. Isso se dá porque quando aquecidos, aumentam as propriedades elásticas dos tecidos. Ele fica mais “esticável”, o que não quer dizer que esteja maior. Já se alongarmos pela manhã nos sentiremos “travados” e “enferrujados”. O desconforto é bem maior, mas nesse momento estamos lidando com o tamanho real do músculo e modificando-o mais facilmente. A intensidade do alongamento também é um ponto importante. Devemos sentir que está esticando, mas não a ponto de sentir dor. Se o alongamento for muito intenso pode levar a lesão, além de criar uma contração reflexa para fugir do alongamento, o que acaba interferindo no seu desempenho.

Gisela Rangel B Pinto

Fisioterapeuta Pós graduada em Anatomia e Biomecânica Formação em RPG e professora de Pilates.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS