Desmistificação da Ciência e Tecnologia
Alexandre Bastos 09/06/2012 15:58

inovação-e-tecnologia

A grande maioria dos candidatos na eleição de 2008 focou suas campanhas nas áreas da Saúde e Educação. Agora, em 2012, já podemos perceber que os eleitores querem ir além das promessas ensaiadas e repetitivas. Em muitas cidades já é possível notar que existe um amplo debate sobre a importância de investimentos na área de inovação tecnológica. O objetivo é promover a desmistificação da ciência e tecnologia. “Ciência e tecnologia ficam muito como se fossem hi-tech, uma coisa que está muito distante do dia-a-dia. E não é isso. O que a gente quer mostrar para os municípios é que a ciência está no nosso cotidiano e a gente tem que quebrar esse paradigma”, diz Edna Antonelli, vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia.

Dilma aposta na inovação Recentemente, na cerimônia de entrega do 14º Prêmio Finep de Inovação, a presidente Dilma Rousseff afirmou que os investimentos em inovação tecnológica fazem parte da estratégia adotada pelo governo para garantir o desenvolvimento do país. Segundo ela, para ser um país forte, o Brasil precisa ser capaz de criar, inventar e inovar. Por isso, acrescentou, é prioridade para o governo qualificar os brasileiros para uma “nova era de desenvolvimento sustentada pelo avanço científico e pela inovação”.

Programa do governo federal — Ela explicou que, por meio do programa “Brasil Maior”, o governo ampliou os recursos destinados à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para apoiar pesquisas inovadoras nas empresas, com taxa de juros subsidiadas. Além disso, o governo federal criou o “Ciência sem Fronteiras”, para conceder 101 mil bolsas para que estudantes e pesquisadores brasileiros aprimorem seus conhecimentos nas melhores universidades do mundo.

E a nossa região? — Em nossa região, que recebe bilhões de reais oriundos dos royalties do petróleo, projetos e parcerias importantes poderiam estar acontecendo. Hoje, ao falar em investir na Educação, o gestor não pode se esquecer de investir em pesquisas e tecnologia. Basta ter visão de futuro e vontade política.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS