Brasileiro se exercita mais, fuma menos e tem excesso de peso
Marcos Almeida 16/05/2012 05:19

Os dados mais recentes da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal e foi divulgado anualmente pelo Ministério da Saúde, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população como tabagismo, consumo abusivo de álcool, evolução do peso, alimentação, atividade física e comparação entre Paises vizinhos e é bastante interessante.

Mais de 54 mil pessoas participaram deste estudo realizado em 2011. A pesquisa Vigitel mostra, entre outras coisas,  como fator de risco para a saúde o grande consumo de refrigerantes, carne e leite integral (com gorduras). De acordo com os dados fornecidos, 48,5% da população brasileira têm excesso de peso - entre 2006 e 2011, o percentual de obesos no Brasil passou de 11,4% para 15,8% - sendo este fato maior entre os homens. A pesquisa também apresenta dados sobre a prática de atividades físicas. Os homens são mais ativos: 39,6% se exercitam regularmente. Entre as mulheres, a frequência é 22,4%.

O percentual de homens sedentários no Brasil passou de 16%, em 2009, para 14,1% em 2011, bons números, porém ainda podemos melhorar estes números. O tempo de estudo da população também tem relação direta com a prática de atividade física: 42,1% da população com mais de 12 anos de estudo pratica algum tipo de atividade física. O percentual diminui para 24% referente a quem estudou até oito anos. Dados interessantes, considerando que algo em torno de 100 milhões de brasileiros estão acima do peso, ocasionando com isto doenças que poderiam ser evitadas. E você, como anda? O que está faltando?

Bons treinos, muito movimentos e uma ótima alimentação.

Mais informações, aqui! Abaixo, tabelas com os dados pesquisados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS