Hiponatremia, por Paulo Haddad
Marcos Almeida 17/05/2012 05:12

As atividades físicas quando realizadas em ambientes quentes e úmidos são propicias ao surgimento da HIPONATREMIA. Muitos se falam que a hiponatremia só ocorre em atletas ou em praticantes de atividade física intensa, mas pesquisas relatam o aparecimento de sintomas ligados a essa patologia em indivíduos sedentários e até em crianças. A hiponatremia é um desequílibrio hidroeletrolítico que resulta na queda anormal da concentração plasmática de sódio (<135 mmol/l; normal = 136-142 mmol/l) isto é, ocorre uma perda grande de sais minerais pelo suor , suor “salgado” , e/ou uma diluição desse sódio devido a grande ingesta de água durante a prática de atividades físicas ou até mesmo em atividades rotineiras.

Quando os valores da concentração plasmática de sódio ficam em torno de 120 - 135 mmol/l, ocorrem distúrbios gastrointestinais relativamente moderado, tais como a distensão abdominal ou náusea moderada. Concentrações plasmáticas  < 125 mmol/l , os sintomas tornam-se mais graves e incluem cefaléia latejante, vômitos, sibilos, edema de mãos e pés, inquietação, fadiga incomum, confusão e desorientação e em alguns indivíduos, sensações de cãibras nas pontas dos dedos das mãos e pés. Quando a concentração plasmática de sódio < 120 mmol/l, é mais provável que haja a ocorrência de  parada respiratória, coma, danos cerebrais permanentes e morte.

A hiponatremia ocorre quando ingerimos, apenas água, em grande quantidade antes, durante e após atividade física ou atividades rotineiras. A alta ingestão de água causa uma maior diluição do sódio em praticantes de atividade física e em atletas inibe o hormônio Anti-Diurético (ADH), acarretando  uma redução na produção de urina e um aumento da retenção hídrica na presença de sobrecarga de líquidos. Em dias quentes e úmidos não devemos somente ingerir água para nos manter hidratado, mas sim, líquidos isotônicos,líquidos esses que possuam, associados a água, sais minerais e glicose que juntos estabilizam as concentrações plasmáticas de sódio. Um exemplo, seria o gatorade, suco de laranja e outras bebidas denominadas isotônicas e para atletas de meia maratona, maratona e triatlon a ingestão de coca-cola durante a atividade ajuda a prevenir a hiponatremia  além de fornecer um aporte maior de glicose inibindo a fadiga.

Um alerta: a ingestão de bebidas isotônicas em excesso acarreta o desenvolvimento de problemas renais e distúrbio gastrointestinal,por isso solicite orientação, quanto à quantidade e tipos bebidas, a um Profissional de Educação Física.

Referências :

ASTRAND, P O E RODAHL, K.  Tratado da Fisiologia do Trabalho .2a. ed. Rio de Janeiro,Interamericana,2006.

McARDLE, W.D.; KATCH, F.I. & KATCH, V.L. Fisiologia do Exercício – Nutrição, Energia e Desempenho Humano. 7ª ed. Rio de Janeiro,Guanabara Koogan, 2011

POWERS, S.; HOWLEY, E.T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 4a. ed. São Paulo : Manole, 2003.

 

Professor Paulo Haddad - CREF 1408 –G/RJ

Professor de Fisiologia do Exercício, Cineantropometria e Treinamento Desportivo da Universidade Salgado de Oliveira – Universo Campos dos Goytacazes

Professor de Educação Física do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

Técnico de Natação pela AABB/Campos e Vasco da Gama (RJ)

Tri - Campeão Brasileiro de Natação como técnico da equipe do Vasco da Gama -1998 – 2001

Técnico da Seleção Brasileira de Natação nas Etapas do Rio de Janeiro da Copa do Mundo 1999/2000

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS