Tênis médios e mínimos, você ainda vai ter um!
Marcos Almeida 09/05/2012 05:26

Cada vez mais tênis minimalistas aportam por aqui. Esta é a tendência, afinal com o número de corredores "normais" em crescimento, os "anormais" também se multiplicam, sendo eu, um pouco de cada. Dos "puro sangue" com drop zero, até os médios com pequena elevação no calcanhar, o mercado sinaliza para atender toda a turma. Mas o que é um tênis minimalista? Quais são suas características principais?

Bom, tentarei esclarecer estas e outras questões relacionadas a este conceito. Os tênis minimalistas são aqueles que reproduzem a mesma condição que o ato de correr descalço. Não podem sob nenhuma hipótese -  e aí que está o problema, pois os grandes fabricantes percebendo o mercado em crescimento, tentam empurrar "gato por lebre" - modificar a forma de se pisar e é como se estivesse correndo descalço, estando o pé apenas com uma proteção e total liberdade nos movimentos.

Esta teoria surgiu há mais ou menos 7 anos atrás, e vem ganhando cada vez mais força. Sobre o correr descalço e o uso destes calçados mínimos, correlacionando com as lesões esportivas da corrida, é relatado que de 65 a 80% dos corredores americanos sofrem alguma lesão durante o ano e as possibilidades - comparando corredores e ciclistas - são 5 vezes maiores no primeiro grupo em comparação ao segundo.

Segundo ainda os defensores desta prática, ao qual me incluo, isto acontece porque de 75 a 80% das pisadas num tênis comum resultam no calcanhar chegando no solo primeiro que a parte medial ou anterior do pé, deixando os pequenos ligamentos, músculos, tendões e articulações protegidos, porém, sem defesa para as intercorrências as quais vivenciamos, e são muitas, durante os treinos do dia a dia.

Com modelos médios, mínimos ou até descalço - respeitando a individualidade relacionada ao peso, ocorrências de lesões, tempo no esporte e progressão devida - onde a altura do calcanhar e a parte anterior do pé seja zero -  o famoso zero drop, ou o mais próximo disto - pode-se reduzir o impacto do calcanhar em até 3 vezes, distribuindo de forma mais equilibrada este momento pelos pés, fortalecendo músculos que protegem também tornozelos e joelhos.

As principais características destes calçados são:

Extrema Flexibilidade, que se possa dobra-lo;

Drop zero, sem diferença entre a altura do calcanhar e a parte frontal do tênis;

Ser largo, assim os pés estão livres; é como estar descalço;

Mínima proteção, apenas como se fosse uma luva para os pés;

Sem o suporte medial, os pés tem total liberdade dos movimentos.

O movimento é forte e está em franca divulgação, com livros, sites, artigos e parecendo estar consolidado, apesar de ainda pelo assunto ser bem polêmico, os questionamentos ainda também são bem expressivos. Tudo dentro da normalidade, pois toda teoria nova até ser aceita, muitos estudos e pesquisas tem que serem feitas.

De qualquer forma, recomendo pequenos testes desta teoria e sempre respeitando o Princípio da Sobrecarga, começando com 5 minutos, após 10 e assim por diante. Busque também pisos como grama, terra batida e areia da praia, detalhes que facilitam a nova experiência.

Abaixo, vários links deste assunto já desenvolvido anteriormente no blog e outros que foram usados como fontes. Com relação as fotos, em primeiro plano, os momentos da pisada com médios/mínimos e com calçados tradicionais. Os tênis são modelos médios - os tênis mais altos - e mínimos - mais baixos e flexíveis - só para sentir o mercado atual. E no Brasil a cada dia que passa, mais e mais modelos chegam. Maravilha, os amantes da corrida natural agradecem.

Para ser minimalista, o tênis tem que ser minimalista

Turminha barefoot

Tarahumaras - tribo de Super humanos - Resistência Sobrenatural

Bareffot Running: Huaraches

Tênis médios e mínimos preferidos

Novas tendências para os tênis de corrida

The barefoot Running Revolution

Bons treinos e emoções!

 

 

 

Atualizado às 13:04.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS