Ciência, Tecnologia e Inovação
Alexandre Bastos 30/05/2012 17:18

O ambiente político de Campos vive marcado por briguinhas, duelos, desafios, desabafos no rádio, na Câmara, nos blogs e jornais. Porém, raramente temos acesso aos debates sobre os planos para o futuro. Na maioria das vezes, quando o assunto é esse, escutamos discursos sobre a luta contra a redistribuição dos royalties do petróleo. Mas será que alguém pensa além dos royalties?

Recentemente, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, que deve visitar em breve o nosso município, ressaltou a necessidade de obter o apoio da sociedade. Ele  destacou medidas importantes, como a formação de recursos humanos, o fortalecimento da estrutura de laboratórios dos institutos de pesquisa, o aperfeiçoamento do marco legal sobre ciência, tecnologia e inovação e a busca de novos mecanismos de financiamento. “O nosso desafio é transformar a ciência, a tecnologia e a inovação em protagonistas do desenvolvimento brasileiro, a exemplo de todas as nações com elevado nível de desenvolvimento. Estamos vivendo um momento especial, em que há reconhecimento de setores importantes da sociedade em relação ao papel que a ciência e a tecnologia têm que desempenhar”, afirmou Raupp.

Ele também observou que, enquanto a China forma 680 mil engenheiros por ano, o Brasil forma apenas 40 mil. Ressaltou ainda a necessidade de investimentos contínuos para a infraestrutura de pesquisa em todas as regiões do país. O ministro lembra que está tramitando no Congresso Nacional um projeto que estabelece novo marco legal para o setor. Ele considera importante definir regras específicas para as parcerias público-privadas em ciência, tecnologia e inovação, que levem em conta os “riscos inerentes” à atividade de pesquisa.

Royalties e Futuro — Marco Antônio Raupp defende que uma parcela dos royalties com a exploração das reservas de petróleo na camada pré-sal seja destinadasà educação e à ciência e à tecnologia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS