Fim do imposto para CD e DVD nacional
Alexandre Bastos 09/05/2012 19:22

Do G1:

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (9) proposta de emenda constitucional que isenta de tributos a produção de CDs e DVDs de autores ou artistas brasileiros. A PEC 123/2011, conhecida como PEC da Música, já passou pela Câmara dos Deputados e agora segue agora para análise em plenário. Se aprovada em dois turnos, vai para sanção presidencial.

Pela proposta, CDs e DVDs de música nacional ficariam imunes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Ficaria preservada apenas a tributação sobre a replicação industrial.

Em seu parecer, o relator da PEC na CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE), estima um abatimento de até 40% no preço final dos CDs e DVDs nacionais. Já a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), que protestou contra a aprovação na tribuna, contestou o percentual, calculando que num CD ou DVD de R$ 20, o valor do tributo seria de apenas R$ 0,50.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS