Cabral mal na foto; Garotinho, estilingue… e vidraça
Alexandre Bastos 01/05/2012 14:29

bob

Em seu comentário no Jornal Gazeta (aqui), o jornalista Bob Fernandes opinou ontem (30) sobre as fotos e vídeos divulgados pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR) em seu blog. Confira:

"Explosivas as fotos tornadas públicas por Garotinho nesse último final de semana. Explosivo, também, o filme exibido pelo ex-governador do Rio de Janeiro em seu blog. Nesse conjunto de imagens, de 2009, Sérgio Cabral, governador do Rio, está em Paris. Segundo Garotinho, no luxuoso Hotel Ritz. Lá estão Sérgio Cabral, sua mulher, Adriana, e alguns de seus secretários. Inclusive um que hoje está no Tribunal que aprova ou reprova as contas do governo. Estão todos festejando com Cabral. Com eles está Fernando Cavendish, o dono da empreiteira Delta.
A Delta é o coração -ou o cofre- que está na mira da CPI do Cachoeira. Na prefeitura de Eduardo Paes e no governo Cabral, a Delta tem contratos de mais de R$ 1 bilhão e meio. Alguns sendo, agora, rescindidos às pressas.
Perguntas inevitáveis: Quem pagou a conta dessa farra e de outras milionárias viagens de Cabral, Cavendish e os seus? O governo do Rio ou o empresário? A resposta, seja qual for, será um desastre político.
No ano passado a queda de um helicóptero no sul da Bahia jogou luz sobre as estreitas relações entre Cabral e o dono da Delta. Onde Cabral, o Pedro Álvares, descobriu o Brasil, o Brasil começou a descobrir o Sérgio Cabral Filho.
Diz o lugar comum que uma foto vale por mil palavras. Às vezes uma foto diz muito. Até mais do que mil palavras. Mas, às vezes, fotos e imagens não conseguem revelar quase nada do que um fato esconde. Do que um fato realmente "É".
Estas fotos são explosivas porque, nesse momento de CPI do Cachoeira, da Delta e de tantos mais, as imagens se tornam profundamente sugestivas. Não há crime nas fotos e filme. O que há é farto material para investigação. E para a imaginação. Ainda mais quando o denunciante é Garotinho.
Garotinho e sua mulher, Rosinha, já governaram o Rio. Garotinho é, sempre, candidato a voltar ao governo. De volta ao lugar comum: uma foto pode valer por muitas palavras. Essa foto, por exemplo, mostra o denunciante Garotinho numa limusine, em Washington. Seus acompanhantes são o à época prefeito de Miami, Joe Carollo, (à esquerda) e o então Chefe do FBI no Brasil, Carlos Costa (à direita).
[caption id="attachment_10358" align="aligncenter" width="456" caption="Foto: Reprodução/CartaCapital"]foto-Garotinho-Joe-prefeito-de-Miami-e-Carlos-Costa-chefe-do-FBI[/caption]
Garotinho, nessa foto, seguia para a posse do presidente Bush, o Júnior.  Isso no dia 20 de janeiro de 2001. Garotinho foi o único político brasileiro convidado pelo FBI. Ele era o candidato à Presidência da República preferido pela seção brasileira do FBI.
Hoje, Garotinho é denunciante. É estilingue. Quem quiser saber dos tempos em que Garotinho foi vidraça, foi denunciado, é só ir ao Google. As citações, até há pouco, eram 783 mil".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS