Mãe, um raio de sol...
bethlandim 13/05/2012 14:01

Mãe, sua honradez nos enobrece e nos faz ser aprendizes da vida. Uma vida vivida em profundidade de princípios e valores! Isto é o que você sempre nos passou e nos passa, através de seus exemplos e atitudes. Uma mãe que me ensinou tão bem o sentido de ser filha e me preparou para ser mãe... pois sua liberdade de pensamento, sua conversão aos novos tempos e conceitos nos aproximam sempre... Muito mais do que mãe, você é parceira, amiga de todas as horas... Uma mãe que conquistou a nossa admiração e amor, no exercício de uma educação que tem limites, mas que não limita e cerceia as diferenças de cada um de seus filhos... Uma mãe que aceita todos os convites, indo sempre além de nossas expectativas... Assim é você, mamãe! Exemplo de Mulher, de Mãe e de Honradez!

Você nos agasalha sob as suas asas... sua luz nos ilumina, seu carinho e sua firmeza se transformam em energia transformadora para multiplicarmos em nossos lares o seu exemplo de amor... Mais que dar à luz é SER luz na vida de alguém. Não é impor cuidados, nem pôr-se ao centro onde o universo gira. Ser mãe não é pastorar proles, é cultivar talentos, e talentos crescem quando lhes é dado pulso, criatividade e amor. Ser mãe é ter o gesto seguro que limita as ofensas que praticamos contra o bom senso. É ter o colo que se anseia por entre os crepúsculos de nossa existência, e isso você faz com maestria!

Falar da maternidade é falar de um privilégio da mulher. Talvez, algum dia, se invente úteros artificiais. Talvez, inclusive, cheguem a ser tão perfeitos como o sistema biológico que só a mulher possui para abrir-se a cada vida humana que começa sua aventura. Mas mesmo assim, nada poderá tirar a importância e a beleza desse diálogo inicial entre mãe e filho, que tanto nos tem ajudado a dizer, desde os primeiros momentos: vale a pena viver porque há alguém que me conhece e me ama assim, como sou, sem condições...

Desde pequena, ouço dizer que as mães têm um sexto sentido, mas acho que ainda é pouco. Ao observar o espírito de luta, a garra, a sabedoria, a santa teimosia de minha mãe e tantas outras mulheres que exercem a maternidade, ouso dizer que elas têm: oito, nove, dez... doze sentidos. Praticamente, um especial para cada filho. Não sei como fazemos, eu só sei que fazemos. Como filha e mãe fico encantada ao constatar que arranjamos tempo para tudo e conseguimos chegar ao fim do dia, cansadas, mas felizes e com vontade de fazer ainda mais.

A isso, se chama amor e esta garra se chama graça da maternidade. Segundo Padre Zezinho “a maternidade é tão divina que poetas jamais saberão descrever, escritores jamais saberão analisar e, por mais que o desejem, os filósofos não sabem destrinchar. Assim no exercício da maternidade, podemos dizer que a mulher se glorifica”.

Então, mãe, o que falar pra você neste dia? Pois você é tudo... E para você as palavras são pequenas, os gestos de carinho são poucos, diante de seu amor incondicional de Mãe. Com você, experimento o amor profundo, enxergo com a alma e com o coração, sinto o verdadeiro sentido da BONANÇA! Você, com toda a sua sabedoria, nos ensina sempre, mesmo no silêncio, que a paciência do tempo nos auxilia a enfrentar os contratempos, e a transformar sempre a dor em amor. Este é o legado que você nos deixa sempre... Pois a esperança faz morada em seu ser e os sonhos continuam cada vez mais vivos em sua vida, refletindo em nós, seus filhos e netos que tanto a amamos. Seu nome ELZA significa “águas profundas”, e lhe cai tão bem, pois você não convive com a superficialidade, mas com as profundezas dos sentimentos e da doação.

Ser mãe é uma história que não tem começo, nem fim, porque nossas mães nos sonharam muito antes de nossa existência uterina, nos amaram bem antes de ver as nossas faces, e nos sentiam a todo o momento. Não basta apenas um dia para agradecer tudo o que nossas mães fizeram por nós. São poucas as palavras para traduzir todo o amor e afeto que recebemos de nossas mães. Sempre generosas são lembradas por seus ensinamentos e sua imensa sabedoria. Agradeço a Deus todos os dias a bênção de ter você em nossa vida. Agradeço, ainda, a presença de Ir. Suraya Chaloub. Exemplo de maternidade espiritual. Talvez, bem mais difícil de se alcançar, pois precisamos nos desprender de tudo para adotarmos a figura materna de tantos filhos e suas tantas especificidades.

Por fim, parabenizo a todas as mães, Elisas, Marias, Luzias, Martas, Reginas, Veras, Elianes, Divas, Simones, Marys, Denises, Eleonoras, que exercem a maternidade sem limite, sem tempo, sem hora, luz que não se apaga quando sopra o vento e a chuva desaba, que se faz água pura, ar puro, puro amor em nossas vidas! Parabéns a todas as mães que concretizam o milagre da vida em cada um de nós, nos aquecendo como um raio de sol!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS