"Técnica de corrida", por Ronaldo Maciel
Marcos Almeida 21/04/2012 10:19

?Ao acompanhar competições de corridas de rua que envolve um grande número de participantes, chamou a minha atenção o fato de observar diversos corredores com uma técnica inadequada para a prática do esporte. A corrida de rua é um esporte extremamente democrático, fato que pode ser confirmado pelo aumento notório do número de pessoas que a praticam. Porém, não podemos cair no erro de achar que é só calçar um tênis e sair correndo por aí. Assim como em outras modalidades desportivas, a técnica é fundamental para que o praticante possa usufruir dos benefícios da corrida sem prejuízo para o seu corpo.

A técnica pode ser definida como uma conduta econômica e eficaz para a realização de um determinado gesto motor (MACIEL, 2011). Esta economia de esforço para execução do movimento é fundamental em atividades cíclicas, de longa duração, como é o caso da corrida, pois o impacto resultante da repetição dos movimentos pode ser prejudicial para a estrutura óssea/articular/muscular do corredor. ?Embora existam controvérsias a respeito de como seria a técnica ideal de corrida, alguns aspectos biomecânicos são fundamentais, tais como: a amplitude das passadas; a movimentação dos braços; a coordenação da respiração; o posicionamento do tronco e da cabeça; entre outros (HEIDERSCHEICT et al., 2010).

?Assim, procure incorporar ao seu treinamento educativos que melhorem sua técnica para correr. É obvio que os longos, treino de tiros, regenerativos, etc., ocupem a maior parte de sua planilha, mas não custa investir parte de seu tempo no aperfeiçoamento da técnica, que certamente fará com que você tenha maior longevidade na sua atividade. Diversos treinadores já incluem este tipo de exercícios no treinamento. Converse com seu professor, ajuste sua postura técnica e BONS TREINOS!

REFERÊNCIAS: Heiderscheit, B.C.; et. al. Effects of Step Rate Manipulation on Joint Mechanics during Running. Med Sci Sports Exerc. 2010. Maciel, R. N. Voleibol: sistema de jogo 5 x 1. EFdeportes.com, Buenos Aires, ano 16, No. 156, Mayo 2011.

Ronaldo Maciel Mestre em Ciências da Motricidade Humana Pós-graduado em Anatomia e Cinesiologia Humana Pós Graduado em Musculação e Treinamento de Força Professor Universitário

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS