Treinamento cognitivo: melhora do processamento mental em busca de performance
Marcos Almeida 12/04/2012 05:10

 

O que esportes dos mais variados tipos como tênis, futebol, vôlei, judô, formula 1, boliche, natação, basquete, atletismo e outros, tem em comum além da prática física, esta inerente a todas estas modalidades? São esportes individuais/coletivos onde todos necessitam, na sua essência, de concentração, foco de atenção, melhora do movimento, velocidade de reação e solução para o problema que surge naquele momento.

Momentos como as manobras executadas em milésimos de segundos pelo piloto no automobilismo, devolução do serviço após saque no tênis, nas ações programadas ou inesperadas do judô, antevisão de jogadas no futebol, basquete e vôlei, concentração e melhora da técnica no atletismo e suas modalidades (corrida, arremesso e salto), como também para uma boa largada da natação, podendo esta definir o resultado final de uma prova.

Todos necessitam de um trabalho diferenciado onde vai além do treino físico que é baseado somente em repetições, técnicas e táticas, e como sabemos, todos se utilizam em busca de ganhos de performance. Qual a similaridade, além desta prática física? Estamos hoje diante de uma nova e eficiente ferramenta utilizada no esporte, que é o treinamento cognitivo.

Evidências científicas têm mostrado o efeito benéfico destas estimulações cognitivas em inúmeras formas de aprendizagem motora. De uma forma tradicional, o trabalho que é feito para esta aprendizagem é exclusivamente pensado nas questões físicas do movimento, esquecendo o principal que é o cérebro, visto que através dele toda e qualquer aprendizagem voluntária pode ser aperfeiçoada.

Procura-se hoje pesquisar e aplicar estes estudos neste novo campo da aprendizagem, que é o campo cognitivo, com todas as suas possibilidades que se fazem presente no nosso dia a dia e direcionadas ao homem como um ser global e não unicamente físico. Assim, novas formas técnicas e pedagogias foram formuladas mostrando a enorme capacidade da mente para auxiliar o processo de aprender.

Dentre estes estímulos cognitivos, pode-se citar a Imagética Neural e a Estimulação Fótica e Auditiva. São métodos que tem se mostrado bastante eficientes em artigos cada vez mais publicados em revistas científicas especializadas.

Imagética Neural consiste num ato de imaginar um determinado gesto esportivo (como o arremesso de basquete, por exemplo), usando para isto suas duas modalidades: a Visual e a Cinestésica. A primeira corresponde a se ver realizando o movimento e a segunda, a sentir o organismo executando este movimento, ambos de uma forma imaginária e utilizando os mais variados órgãos dos sentidos.

Quando esta metodologia é executada em conjunto com o treino físico, os estudos mostram que os ganhos são superiores ao treinamento tradicional, que são quase sempre, realizados de forma isolada. Outra categoria deste treino cognitivo é o realizado pela estimulação visual e auditiva, através de brain machines (máquinas da mente), com tecnologia de luz e som ou simplesmente sintetizadores de ondas cerebrais, sendo uma tecnologia que promove mudanças de padrões cerebrais gerando equilíbrio entre os hemisférios, facilitando o processo de aprendizagem e memória, exatamente o que se busca para aperfeiçoar e aprender um gesto esportivo.

Estes trabalhos se mostram cada vez mais utilizados nestas modalidades de alto rendimento, citadas anteriormente, facilitando e melhorando de sobremaneira a performance do atleta, dando-lhe uma maior vida útil, podendo também o auxiliar durante as lesões esportivas e propiciando ao seu cérebro se manter em atividade.

Como relata o Neurocientista português, Antônio Damásio, no seu livro - O erro de Descartes, emoção, razão e cérebro humano: “Cérebro e corpo encontram-se indissociavelmente integrados por circuitos bioquímicos e neurais recíprocos dirigidos um para o outro”, mostrando que somos um ser único e indivisível e em plena harmonia. Desta forma, com esta técnica acoplada ao treinamento do atleta, se ganha qualidade e performance para o ser que se move, melhorando a sua vida como um todo.

Breve estaremos - eu e o Ms. Maurício Calomeni - desenvolvendo mais uma trabalho que vai ser transformar em artigo, usando esta teoria, que já vem sendo empregada pelo grupo de pesquisa e com resultados satisfatórios. Este trabalho vai buscar melhorar a velocidade do processamento mental em um atleta de tênis.

Bons treinos cognitivos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS