TRE lança campanha por mesários voluntários
Suzy 25/04/2012 22:13
Com o objetivo de captar mesários para trabalharem nas eleições municipais deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro lançou a Campanha "Mesário Voluntário". A intenção do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, é recrutar eleitores que queiram contribuir, espontaneamente, para a realização das eleições e conscientizar a população quanto ao exercício de cidadania que representa a atividade de mesário.
O objetivo da campanha é aumentar o número de pessoas que colaboram de forma livre e consciente com a Justiça Eleitoral nas eleições. O mesário é um importante colaborador no processo eleitoral. Após treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral, ele presta serviços no dia da eleição, nas mesas receptoras de votos. Entre as vantagens de ser mesário estão os dois dias de folga para cada dia trabalhado, dois dias de folga para cada dia de treinamento, certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, preferência no desempate em concurso público (se previsto no edital) e auxílio-alimentação.
Nas Eleições Gerais de 2010, cerca de 10% dos mesários que compuseram as mesas receptoras de votos aderiram ao trabalho espontaneamente, por meio do link "mesário voluntário", localizado no site do TRE-RJ. Além desses, outros eleitores contribuíram por livre vontade, graças ao esforço e o poder de convencimento das equipes dos cartórios. Houve, ainda, uma parcela de adesões por conta de convênio de cooperação entre o Tribunal e as Universidades, cujo atrativo consistia na concessão de horas de estágio aos estudantes que servissem como mesários.
Aqueles que se prontificam como voluntários devem fazer o cadastramento na Zona Eleitoral mais próxima de sua residência. No entanto, há também a possibilidade de cadastramento pelo portal do TRE-RJ, pelo endereço www.tre-rj.jus.br. Após acessar o portal, o cidadão deve clicar em "mesário voluntário", no canto esquerdo da página, e seguir as orientações para o preenchimento da ficha de inscrição. "A campanha também é um momento de agradecermos aos mesários que são voluntários da Justiça Eleitoral há muito anos. São cidadãos que merecem toda honra e respeito do nosso país", disse o presidente da Corte, desembargador Luiz Zveiter.
No dia 8 de agosto de 2012 será o último dia para o juiz eleitoral nomear os mesários. A convocação é feita para todos, sejam eles voluntários ou não. Em setembro, a Justiça Eleitoral realizará o treinamento de mesários para todos os convocados.
(Fonte:
Com o objetivo de captar mesários para trabalharem nas eleições municipais deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro lançou a Campanha "Mesário Voluntário". A intenção do presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, é recrutar eleitores que queiram contribuir, espontaneamente, para a realização das eleições e conscientizar a população quanto ao exercício de cidadania que representa a atividade de mesário. O objetivo da campanha é aumentar o número de pessoas que colaboram de forma livre e consciente com a Justiça Eleitoral nas eleições. O mesário é um importante colaborador no processo eleitoral. Após treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral, ele presta serviços no dia da eleição, nas mesas receptoras de votos. Entre as vantagens de ser mesário estão os dois dias de folga para cada dia trabalhado, dois dias de folga para cada dia de treinamento, certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, preferência no desempate em concurso público (se previsto no edital) e auxílio-alimentação. Nas Eleições Gerais de 2010, cerca de 10% dos mesários que compuseram as mesas receptoras de votos aderiram ao trabalho espontaneamente, por meio do link "mesário voluntário", localizado no site do TRE-RJ. Além desses, outros eleitores contribuíram por livre vontade, graças ao esforço e o poder de convencimento das equipes dos cartórios. Houve, ainda, uma parcela de adesões por conta de convênio de cooperação entre o Tribunal e as Universidades, cujo atrativo consistia na concessão de horas de estágio aos estudantes que servissem como mesários. Aqueles que se prontificam como voluntários devem fazer o cadastramento na Zona Eleitoral mais próxima de sua residência. No entanto, há também a possibilidade de cadastramento pelo portal do TRE-RJ, pelo endereço www.tre-rj.jus.br. Após acessar o portal, o cidadão deve clicar em "mesário voluntário", no canto esquerdo da página, e seguir as orientações para o preenchimento da ficha de inscrição. "A campanha também é um momento de agradecermos aos mesários que são voluntários da Justiça Eleitoral há muito anos. São cidadãos que merecem toda honra e respeito do nosso país", disse o presidente da Corte, desembargador Luiz Zveiter. No dia 8 de agosto de 2012 será o último dia para o juiz eleitoral nomear os mesários. A convocação é feita para todos, sejam eles voluntários ou não. Em setembro, a Justiça Eleitoral realizará o treinamento de mesários para todos os convocados. (Fonte: Ascom)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS