Cepop, Parangolé, Cultura e Entretenimento
Alexandre Bastos 01/04/2012 12:47

foto parangolé

Ontem (31), nas redes sociais, foram publicadas inúmeras fotos do show da banda Parangolé, que levou uma multidão ao Cepop, em Campos. Confesso que achei muito bonito ver aquele mar de gente se divertindo. Afinal, ninguém vive sem diversão. Até o Jair Bolsonaro, deputado federal mais carrancudo do Brasil, gosta de pescar, depilar o peito e se divertir (aqui). Porém, um show do Parangolé é puro entretenimento e não acrescenta muito quando o assunto é cultura.  Entre as músicas estão: “Ai Delícia”, “Anjo Parangoleiro”, “ Bebi Demais”, “Secuzinho” e “Tchubirabiron”.  Já imaginou ver o seu filho cantarolando “Secuzinho” (letra) o dia inteiro em casa? Já o sucesso “Leite Condensado”, em parceria com o pagodeiro Rodriguinho, tem uma letra que diz: “Pode me usar pode ficar a vontade. Pode brincar do que quiser comigo. Quatro paredes é intimidade. É leite condensado no umbigo”.

Promessas da campanha — Sugiro ao grupo da prefeita Rosinha Garotinho que, além dessas atrações que divertem e arrastam as massas, sejam colocados em prática alguns projetos prometidos em seu plano de governo (aqui).  Entre as promessas de 2008 podemos destacar:

“Grandes encontros anuais de rock, blues, mpb e samba de raiz, com gravação de DVDs ao vivo”.

“Relançar obras antológicas, fontes imprescindíveis de pesquisa e de importância histórica fundamental, a exemplo de A Terra Goitacá, de Lamego; O homem e a restinga e O homem e o brejo, de Lamego, filho; O bairro do Caju, de Oswaldo Lima, Cyclo Áureo, de Horácio Souza, entre muitos outros cujas edições estão esgotadas há décadas”.

“Criação da escola municipal de música”.

“Criação de uma escola de teatro, nos moldes da Martins Peña, do Rio de Janeiro, com a qual será firmado convênio para implantação dos cursos e emissão de certificados”.

“Implantação do projeto Cultura Sobre Rodas, com a aquisição de um caminhão com carroceria adaptada para se tornar um palco, com sistema de luz e som; tendas de fácil montagem e desmontagem; telão para filmes; mini-biblioteca; trupes de circo, teatro, dança e grupos musicais que se apresentarão, alternadamente, nos distritos e locais interioranos”.

Quer ver um exemplo de participação popular e cultura? Aí está o Cinema Aberto em Tiradentes (MG).

cinema na rua

Viu como é bonito ver uma Praça completamente lotada para o público apreciar grandes clássicos nacionais e internacionais da sétima arte!

Diferença entre Cultura e Diversão — Diversão é, segundo o Dicionário, “algo que serve para divertir”, mas também, “diversionismo” – aquela manobra que consiste em discutir o que não é importante para ocultar o importante. Já a cultura é a maior arma que uma pessoa pode ter. Um povo com a Cultura e a Educação em dia sabe pensar, votar, protestar, debater e caminhar com as próprias pernas. Sabe até dançar uma música do Parangolé, mas entendendo perfeitamente que antes de ir atrás do Trio é melhor correr atrás do tempo perdido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS