Tempo de Recomeçar...
bethlandim 09/04/2012 14:43

      A origem da comemoração da Páscoa remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na GréciaAntiga, este termo também é encontrado como Paska, porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach ou Peseach, cujo significado é passagem.

A celebração da páscoa retrata muitos momentos, mas dois momentos merecem ser analisados: a morte e a ressurreição. Eles nos levam a refletir sobre os desafios que a vida nos impõe, pois temos duas opções: focalizar a morte ou nos alegrar com a ressurreição.   

 Certamente somos conscientes da celebração da ressurreição de Jesus, mas não sabemos se todos sentem esse milagre acontecer em suas vidas. Percebe-se que muitos continuam diante do Jesus crucificado. Pois, apesar da mensagem da ressurreição, muitos continuam, por causa dos mais diversos problemas e dificuldades, sem razão para viver. As tensões, as angústias, as depressões, a violência, a doença, as mudanças e tantas outras dores e contratempos transformam a vida, de muitos, numa eterna crucificação! Num eterno muro de lamentações! Lamentar-se, entristecer-se é focalizar a morte. Todavia, é essencial transformar esse sentimento de morte em vida, em ressurreição. Creio que é possível transformar o sofrimento em uma vida plena de sentido. Cheia de realizações. A diferença está em administrar os sofrimentos no interior e acreditar que, a partir dele, algo de muito melhor irá acontecer.

 

     Temos a obrigação de fazer ressurgir o belo, bonito e maravilhoso que existe dentro de cada um de nós. Transformar o sofrimento em triunfo é saber-se, em primeiro lugar, amado por Deus. E quem se sente amado por Deus encontra, em seu âmago, a força para transformar sofrimento em pérola. Para transformar sofrimento em uma vida plena de sentido.

            Não podemos ficar estagnados na sexta-feira da paixão, mas devemos lembrar que Cristo vive para que possamos viver. Deixe a mensagem da ressurreição, o amor ilimitado de Deus revelado em Cristo Jesus, encher sua vida de alegria e esperança de vida, pois quando o amor de Jesus habita nossas mentes e corações, sempre ressurge a vida plena e abundante.

    É fundamental deixar-se encher pela luz de Cristo e irradiá-la por todos os cantos. Ressurreição quer dizer levantar-se sempre de novo, trilhando novos caminhos. Somos protagonistas de nossa vida e não espectadores. E, como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos. Ao falar de ressurreição é fundamental destacar duas ações retratadas nas passagens da Bíblia: encher-se de alegria e sair para comunicar aos outros. Isso reforça a idéia de que se fôssemos resumir, em uma palavra, a festa da Páscoa, com certeza a palavra seria alegria. Alegria imensa, que explode e contagia.  

            Por isso, na paixão, a Cruz deixou de ser símbolo de castigo para converter-se em sinal de VITÓRIA. Essa alegria que o Ressuscitado nos comunica é interior e subjetiva, mas é também, e sobretudo, concreta, vivencial, prática, objetiva. Desejo que todos nós possamos viver a Páscoa em nosso íntimo, sendo capazes de mudar, de partilhar a vida na esperança, de lutar para vencer e de dizer sim ao amor e à vida. Só assim, investindo na fraternidade, lutaremos por um mundo melhor, ajudando mais gente a ser gente em constante libertação! Celebramos, na Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo como centro e alicerce da nossa fé e como fonte de esperança e alegria para todo o mundo. É esta alegria que desejo a todos: uma alegria enraizada no íntimo dos corações e irradiante onde estivermos.

Feliz Páscoa!

 Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS