Treino de Mônica Andrade para a Comrades 2012
Marcos Almeida 30/03/2012 04:40

Parece inacreditável para muitos o fato de uma corredora percorrer a distância de 89 km. E é. Imagina ainda esta prova ser realizada em outro País, mas especificamente na África do sul e tendo uma corredora aqui da cidade - já é considerada campista, sem dúvida, afinal mora e trabalha por aqui.

Maravilha, esta é a ultramaratonista Mônica no seu segundo ano consecutivo nesta prova, a temida Comrades, ultramaratona mais famosa do mundo. Ela tem como assessoria esportiva para a corrida a Toscano e este que vos escreve fica responsável por seus treinos complementares - funcional e musculação.

A atleta em questão é extremamente disciplinada - não poderia ser diferente para quem objetiva cumprir esta meta - e com um grande talento para a corrida. Durante todo o período de preparação busco dar uma maior força a sua musculatura, estabilidade para as articulações com um trabalho específico para o Core. Divido seu treino de força em mesociclos de acordo com treinos e competições preparatórias para a prova alvo.

Este ano já fez a meia da Disney em fevereiro - com um belíssimo 1:39'09" - vai agora para maratona de Santiago - 42 km mais 8 km após a prova totalizando 50 km (!) de volume neste dia - encara esta? A prova em questão vai ter mais descidas que subidas - vide mapa altimétrico acima - onde busquei dar uma atenção ao quadríceps - responsável por segurar a descida - pois este momento da corrida é altamente lesivo e ainda podendo deixar a corredora com dores musculares durante e no pós prova.

A planilha - sendo trocada de dois em dois meses - foi baseada nas suas provas estipuladas no calendário. Estimulei força na sua base indo até a RML (resistência muscular localizada) nas fases posteriores, sendo realizado duas vezes por semana esta rotina. Sempre falo que o treino principal é a corrida, porém as evidências mostram que com um músculo forte tanto as lesões como o melhor aproveitamento do movimento são consideradas ganhos reais advindos do treino de força/funcional, melhorando a tão importante economia de corrida.

Os treinos continuam mas está cada vez mais próximo - 3 de junho de 2012, com saída 5:30 da manhã - para a conclusão com louvor da sua segunda Comrades. Será que outras virão?

Bons treinos, competições e ótimas emoções!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS