Corredores quenianos: qual o segredo?
Marcos Almeida 26/03/2012 05:54

Esta é uma grande curiosidade de todos: o porque dos quenianos correrem tão bem, parecem de outro mundo. Em post anterior, aqui! , contextualizo possibilidades. Esta entrevista esclarece curiosidades sob o ponto de vista de Gianni Demadonna, treinador italiano de corredores de resistência quenianos. Treina atletas como Mary Keitany, que venceu ano passado a London Marathon. Demadonna diz o que ele pensa do estilo queniano.

Existe um estilo queniano a correr? Não. Os corredores quenianos não correm de forma diferente. O que é diferente sobre eles é que a corrida significa uma melhor vida.

Você acredita na técnica de correr descalço? Na verdade, depois de suas primeiras corridas, aquelas onde eles correm sem sapatos porque eles não têm possibilidade de comprá-los, quando eles têm a possibilidade de um contrato com uma empresa de calçados, eles imediatamente começam a correr com os sapatos.

O que você usa para motivar os seus atletas? A motivação é tornar-se campeões de uma vida melhor - para ajudar a família, tribo, seus amigos. Eles correm, porque é a única maneira de escapar da pobreza. É difícil encontrar um motivador mais impressionante do que a possibilidade de uma vida melhor. Para nascer em uma família pobre, como a maioria dos melhores corredores africanos são, e para ver alguns dos corredores ganhar os Jogos Olímpicos ou Campeonatos do Mundo, motiva muito a geração mais jovem. Dinheiro é uma conseqüência - e o dinheiro pode mudar a sua vida.

Qual é a melhor maratona do mundo? A Maratona de Nova York é mais prestigiada que a Maratona de Londres, sendo Nova York, provavelmente mais famosa, enquanto Londres é tecnicamente mais importante.

Como é que as corridas são diferentes no terreno? Londres é plano e rápido, enquanto Nova York tem muitas pontes e avenidas e finalmente, um longo trecho pelo Central Park.

O que você aprendeu com os corredores africanos? Eles treinam muito duro e são capazes de recuperar muito rápido. Eles vivem um estilo muito difícil de vida, mas isso pode ser útil para um corredor - que lhes permite trabalhar mais quando treinam.

Mais difícil do que americanos ou canadenses? É diferente. As pessoas crescem em um pequeno vilarejo. Para muitos deles, correr é um sonho, mas para alguns, os sonhos realmente são cumpridos.

O que pode um guerreiro de fim de semana aprender com os quenianos? Os corredores quenianos não treinam com tudo no domingo. Vão à igreja orar, porque é o dia de Deus.

Matéria original do canadense National Post, aqui!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS