Planilha de treinos
Marcos Almeida 06/03/2012 05:17

Apresento, para quem não conhece, a famosa planilha de treinos para corrida. O objetivo maior deste instrumento é a sua organização numa visão macro da meta a ser alcançada. Após selecionar uma prova alvo e outra(s) menos importante(s), trabalha-se objetivando o(s) resultado(s) que pode(m) ser a melhora do tempo ou simplesmente concluir bem uma corrida.

Este planejamento inclui fases importante para a evolução: Desenvolvimento - volume crescente com pouca intensidade - Aperfeiçoamento - envolvem o preparatório e o pré competitivo e finalizando com a importante fase chamada Restauração - esta inclui a fase competitiva composta de treinos intensos com baixo volume, considerando o descanso fundamental para a supercompensação - que nada mais é do que a assimilação dos treinos.

Após a 1a fase, normalmente, realizo teste de 3.2 km para estipular paces de acordo com rendimento. Para se obter sucesso no treinamento é fundamental a variação dos estímulos, intensidade das cargas de acordo com cada um e o devido descanso, fator este de primeira necessidade - exemplo: intensidade fraca/média - 24 hs repouso -intensidade forte - 48 hs e intensidade muito forte - 72 hs para estar bem recuperado.

Com relação a rotina semanal, trabalho com três treinos de qualidade, mais 2 vezes musculação/funcional e dependendo do objetivo, mais uma a duas vezes bicicleta. O quarto treino de corrida somente em algumas fases, onde normalmente encaixo um regenerativo. Os três treinos de qualidade são: um intervalado ou seu primo próximo, o Fartlek; um treino de ritmo que pode ser o tempo run ou rodagem - no limiar 1 ou 2 ; e o treino de resistência longa, mais comumente chamado de treino longo.

As evidências científicas mostram que na corrida tem que ser prudente tanto no volume - distâncias - como na intensidade - cargas - pois este esporte é uma ótima atividade e com inúmeros benefícios mas se mal pranejada, infelizmente, machuca. Daí direciono os treinos com somente três dias específicos onde tenho colhido ótimos resultados. E ademais, todos os corredores que oriento são pessoas que não vivem para treinar mas que treinam para viver.

Um detalhe que parece simples mais é extremamente importante e deve ser muito bem controlado, por mais incrível que pareça, é a motivação, pois, quanto mais motivado nos treinos maior a possibilidade de se lesionar - aquele último tiro muito mais forte; ao invés de correr 10 km como pede a planilha, faz 12 km - enfim, pequenos detalhes que fazem muita diferença.

Fica a dica. Se quiser melhorar seu rendimento e sempre com qualidade, procure um Professor que seja especialista no seu esporte preferido.  Bons treinos, planejamento e sempre com muita qualidade no seu esporte preferido!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS