Greve dos bancos: como fica o IPTU?
Christiano 12/03/2012 13:46
[caption id="attachment_19457" align="alignleft" width="400" caption="Thais Peixoto - Folha da Manhã"][/caption]

Começou hoje a greve dos vigilantes de bancos no estado do Rio, com  o fechamento de quase todas as agências bancárias de Campos.

A exceção é a agência central do Itaú, que está aberta, como pode ser conferido aqui, na Folha Online.

Além da dificuldade encontra pela população em efetuar os seus pagamentos normais, hoje é o último dia para pagar o IPTU em cota única ou a sua primeira parcela.

Ambas venceram no último dia sábado, dia 10. Como esta greve já estava anunciada para hoje, os mais atentos anteciparam os seus vencimentos para a última sexta, inclusive o IPTU.

Porém, como é da cultura brasileira deixar tudo para a última hora, é provável que muitos ainda não tivessem pago o IPTU até a sexta-feira passada. E o que farão estes contribuintes? A Prefeitura de Campos irá prorrogar o prazo para o dia útil seguinte ao retorno da greve dos bancos?

Com o desconto de 10% para pagamento à vista, o contribuinte que opta pelo pagamento em 10 parcelas acaba pagando juros sem saber, já que a operação esconde juros mensais de 1,96%, o que nenhuma aplicação conservadora remunera. Vale sempre a pena pagar à vista.

A greve dos bancos, aliás, já é rotineira. São duas por ano. Em setembro, virá a dos bancários. Já está no calendário e ninguém faz nada. Em que pese o direito dos funcionários buscarem melhores condições e os banqueiros já ganharem muito, o maior prejudicado pela greve é sempre a população.

Atualização às 21h54 de 12/03/2012: A pergunta feita aqui encontrou resposta na Prefeitura. A prefeita Rosinha, sensível ao problema das greves dos rodoviários na semana passada e dos bancos hoje, prorrogou o vencimento da cota única e da primeira parcela para o dia 30/03/2012. Confira a matéria aqui, na Folha Online.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS