Oscar 2012
bethlandim 01/03/2012 12:19

A única razão que nos impossilita de considerar o Oscar 2012 como uma cerimônia de sotaque francês é o fato de o principal vencedor ser um filme mudo. De resto, a 84ª edição do evento organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que aconteceu neste domingo (26), colocou em destaque "O artista": confirmando um favoritismo que foi se desenhando ao longo de praticamente todos principais prêmios do cinema internacional nesta temporada, a produção franco-belga levou as estatuetas de melhor filme, diretor (Michel Hazanavicius) e ator (Jean Dujardin). Com dez indicações, levou ainda as distinções de figurino e trilha sonora original.

Com elenco e equipe de 'O artista' ao fundo, produtor Thomas Langmann discursa no Oscar após longa vencer o prêmio de melhor filme.

Embora a conta final em favor de "O artista" não tenha sido propriamente uma surpresa, o princípio desta noite de gala no Hollywood and Highland Center (antigo Kodak Theatre) mostrou-se favorável a outro concorrente de destaque. Nomeado em 11 categorias, "A invenção de Hugo Cabret" surgiu muito bem, ao levar os dois primeiros prêmios: fotografia e direção de arte. O ritmo, no entanto, não se manteve. No desenrolar da sessão, esta primeira incursão de Martin Scorsese pelo 3D conquistou outras três estatuetas - edição de som, mixagem de som e efeitos visuais.

Apresentado por Billy Cristal, que pela nona vez se encarregou da função, o Oscar 2012 deveu seu primeiro momento de maior emoção a Octavia Spencer.

Ela recebeu das mãos de Christian Bale o prêmio de melhor atriz coadjuvante, por seu trabalho em "Histórias cruzadas". Ao ter seu nome anunciado, Octavia foi aplaudida de pé pelos presentes no auditório. Chorando bastante, ela agradeceu por diversas vezes a seus familiares.

Octavia Spencer se emociona ao receber a estatueta de melhor atriz coadjuvante.

Quem também mereceu a ovação da plateia foi Christopher Plummer, escolhido o melhor ator coadjuvante por "Toda forma de amor". Ele é agora a pessoa mais velha a já ter recebido um Oscar. No palco, olhando para o prêmio que acabava de receber, o veterano intérprete disse à estatueta: "Você é só dois anos mais velha do que eu".

Quanto à participação brasileira no Oscar 2012, ela pode ser resumida pelo comentário do Carlinhos Brown: "Não foi dessa vez". Ao lado de Sergio Mendes, o músico baiano concorria ao prêmio de melhor canção original, pela música "Real in Rio", tema da animação "Rio", dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. Havia somente mais um único concorrente na categoria, "Man or Muppet", do longa "Os Muppets". Ela acabou sendo a preferida dos votantes.

Sérgio Mendes,Carlinos Brown e Carlos Saldanha

Confira a lista completa com os ganhadores do Oscar 2012.

Melhor Filme: The Artist (O Artista) Melhor Atriz: A Dama de Ferro, Meryl Streep Melhor Ator: The Artist, Jean Dujardin Melhor Atriz Coadjuvante: Histórias Cruzadas, Octavia Spencer Ator Coadjuvante: Toda Forma de Amor, Christopher Plummer Melhor Diretor: The Artist, Michel Hazanavicius Melhor Edição: Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres Melhor Documentário: Undefeated Melhor Animação: Rango Melhor Trilha Sonora: The Artist (O Artista) Melhor Canção Original: Man or Muppet, Os Muppets (Bret McKenzie) Melhor Roteiro Original: Meia Noite em Paris Melhor Roteiro Adaptado: Os Descendentes, de George Clooney Melhor Som: A Invenção de Hugo Cabret Melhor Edição de Som: A Invenção de Hugo Cabret Melhores Efeitos Visuais: A Invenção de Hugo Cabret Melhor Curta-Metragem de Animação: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore Melhor Filme Estrangeiro: A Separação Melhor Maquiagem: A Dama de Ferro Melhor Figurino: The Artist (O Artista) Melhor Direção de Arte: A Invenção de Hugo Cabret

Com afeto,

BethLandim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS