"Fisioterapia Preventiva", por Diogo Lyra
Marcos Almeida 25/02/2012 05:53

Vários fatores podem levar as lesões em atletas. Há lesões que não podemos precaver que são os traumas diretos durante as competições. Por outro lado, temos aquelas que podemos prevenir. Neste caso, a fisioterapia é primordial para manutenção da qualidade dos movimentos funcionais que irão interferir no melhor desempenho durante a preparação física e durante os treinos específicos. Cito como exemplo as desordens do sistema músculo-esquelético que vêm sendo muito comum nos atletas.

Durante anos de experiência trabalhando com Reabilitação Esportiva, pude observar que a grande maioria das lesões articulares inicia pelos desequilíbrios extra-articulares, ou seja, nos tecidos ao redor ou próximo das articulações, como as regiões das inserções musculares, os tendões. A médio e em longo prazo, estes desequilíbrios extra-articulares irão interferir no alinhamento biomecânico articular podendo resultar em lesões intra-articulares, gerando dor, diminuindo a performance dos atletas e conseqüentemente, a sua atuação no esporte, levando-os precocemente à uma intervenção cirúrgica.

Neste caso descrito acima, o Fisioterapeuta deverá atuar observando a postura e os gestos esportivos de cada atleta, analisando os movimentos e direcionando para um trabalho de base, com objetivo preventivo que irá manter o melhor desempenho do atleta durante a preparação física e os treinos específicos. Durante as sessões de Fisioterapia buscar-se-á manter o músculo em um comprimento ideal, que favoreça a fluidez dos movimentos articulares e conseqüentemente, mantendo uma melhor dinâmica nos gestos esportivos.

A Fisioterapia, portanto, não pode ser vista somente para tratar lesões, ela tem que estar inserida no esporte no trabalho de prevenção e integrada aos profissionais que fazem parte da equipe. Temos que mudar a mentalidade, para termos atletas com uma vida profissional mais longa.

Diogo Lyra Mestre em Saúde da Família Pós-Graduado em Fisioterapia Desportiva, Biomecânica, Traumatologia e Ortopedia Prof. Universidade Estácio de Sá Fisioterapeuta do Futebol Profissional do Esporte Clube São João da Barra-RJ Proprietário e Coordenador Técnico do Centro Integrado de Reabilitação Acelerada (CIRA)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS