"Qual o melhor tênis? Em equipe ou sozinha?..." Por Fátima Melo
Marcos Almeida 07/02/2012 05:13

"Pois bem, estou afastada dos meios esportivos. Pratiquei aeroboxe ha dois anos atrás, pique bem legal e depois caminhadas pelo Jardim São Benedito, o que é meio complicado porque sempre tem alguém para conversar e me atrapalha um pouco (nada contra as pessoas que querem conversar), fora os barulhos de telefones celulares.

Necessito fazer algo urgente, os check ups estão excelentes para uma jovem senhora de 50 anos. Dúvidas: tênis adequado… Qual? Horário, manhã ou tarde? Em equipe ou sozinha? Abraço de uma pessoa que precisa sair desse sedentarismo, ok?

Novamente parabenizo pelas preciosas matérias!!!"

Respostas

Fátima,

Em primeiro lugar, obrigado pelos elogios, saiba que fico muito feliz, porém ainda podemos melhorar, sempre.

Em segundo lugar, saiba que está estreando um espaço para tirar dúvidas acerca da Motricidade Humana onde os assuntos, estando ao meu alcance, será sempre um prazer poder responder.

1- Tênis adequado. Qual? Vai depender basicamente do esporte praticado por você. O mais importante é ser um tênis esportivo e com uma boa flexibilidade - faça o teste dobrando a parte da frente do tênis e após, compare com outro (s) escolhendo o mais macio. Para a caminhada, que não demanda tanto impacto, o tênis tem que ser confortável. Lembrando que nem sempre os mais caros são necessariamente os melhores.

2- Horário, manhã ou tarde? A questão do horário é muito pessoal, pois, por sermos muito diferentes um do outro - Princípio da individualidade Biológica - cada um rende melhor em determinado período. Aconselho, independente do turno, que faça em períodos mais frescos, pois o calor compromete a atividade física, fazendo com que perca o rendimento entre outros.

3- Em equipe ou sozinha? Todos os dois momentos são possíveis. Se a pessoa ou grupo é homogêneo, tendo o condicionamento parecido, não vai atrapalhar. Porém se é heterogêneo, o acompanhamento não seria recomendado em todos os treinos. Acontece que o melhor condicionado pode forçar em demasia o menos condicionado e/ou o de menor aptidão física atrapalhar o de melhor aptidão, onde acredito, pensando no aproveitamento do tempo e em treinos de qualidade, a companhia pode não ser boa se o parceiro de treino tiver o condicionamento muito diferente do seu.

No mais, estimule a sua Motricidade, o seu organismo e as pessoas ao seu redor vão lhe agradecer. Bons treinos e ótimas emoções!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS