Trabalho científico em andamento
Marcos Almeida 08/02/2012 05:12

Estou orientando o Professor Fellipe Azevedo nesta pesquisa que envolve música em conjunto com exercício físico para a sua conclusão de curso de especialização na Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo se baseia na premissa de que com o uso da música durante a bicicleta ergométrica a freqüência cardíaca e/ou a pressão arterial como também a percepção de esforço pode ou podem ser amenizado(s), assim como pode aumentar o tempo total de atividade devido a esta audição musical. Será?

INTRODUÇÃO- Atualmente a atividade física tem estado muito em voga, seus efeitos benéficos e maléficos, indicações, aplicações, entre outros. Sabe-se que, se prescrita de modo adequado, pode trazer vários benefícios que facilitam a obtenção de saúde e qualidade de vida (ACSM, 2003).

Para se prescrever exercícios de forma fidedigna, bem como facilitar sua evolução, utiliza-se testes padronizados, dentre eles os testes ergométricos, amplamente utilizados dada a facilidade de aplicação e satisfatória credibilidade de resultados, quando bem realizados (GUYTON, 1989).

Fatores como a freqüência cardíaca se destaca quando se quer obter o nível de esforço exigido por uma atividade bem como o consumo máximo de oxigênio, por haver uma relação linear entre a freqüência cardíaca e o volume de oxigênio absorvido (POWERS e HOWLEY, 2000).

Um fato novo no meio esportivo e que parece trazer aprendizagens e facilidades a nível Neural e com uma grande motivação no esporte praticado é a música e seus ritmos. Ouvir música não é apenas algo auditivo e emocional, é também motor. A música é parte do homem e não existe cultura humana na qual ela não seja altamente desenvolvida e valorizada, relata Almeida (2009).

"Ouvimos música com nossos músculos" escreveu Nietzsche. Este instrumento pode ser um grande auxiliar no desempenho, seja durante o aquecimento e/ou o exercício principal. Atletas utilizando fones de ouvido, torcida entoando hinos e cantigos, cada vez mais se observa estes recursos sendo utilizados em esportes individuais ou coletivos.

A sua influência é tão grande que atua constantemente sobre nós, acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando, motivando, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração, sendo assim comprovado o seu efeito sobre as reações fisiológicas cuja amplitude parece depender do conteúdo emocional (VIELLARD, 2005 ).

Desta forma, este estudo propôs identificar o comportamento da freqüência cardíaca durante teste sub máximo em bicicleta ergométrica, objetivando correlacionar esta freqüência com a percepção de esforço de Borg concomitante ao uso da música, buscando apontar vantagens da audição musical nos testes realizados.

Esta pesquisa tenta entender a audição musical como um agente facilitador ao movimento. Breve, respostas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS