Taça GB: estatísticas das semi-finais apontam Flamengo e Botafogo como favoritos
Christiano 22/02/2012 20:05

Começam hoje as semifinais da Taça Guanabara, pelo Campeonato Estadual do Rio, com Flamengo x Vasco, às 22h00. Amanhã, Botafogo e Fluminense se enfrentam às 21h00. As estatísticas dos confrontos anteriores em semifinais (veja todos os jogos aqui), desde que este modelo foi implantando em 2004, são amplamente favoráveis a Flamengo e Botafogo.

Como mostra o quadro abaixo, Fla, Flu e Vasco se classificaram para 11 das 16 semifinais já realizadas, sem contar estas a serem disputadas hoje e amanhã. O Botafogo se classificou para somente 10. Porém, o alvinegro é quem tem o maior aproveitamento, passando em 80% das semifinais que disputa.

GERAL
SEMIFINAIS % VENCEU %
BOTAFOGO 10 63% 8 80%
FLAMENGO 11 69% 8 73%
FLUMINENSE 11 69% 4 36%
VASCO 11 69% 3 27%

Em seguida, pelo critério de aproveitamento, vem o Flamengo, com 73%. Fluminense e Vasco tem desempenho pífio em semifinais, sendo eliminados na grande maioria das vezes. A maior parte dos confrontos é entre os grandes, principalmente nos últimos anos.

Quando se mensura as semifinais realizadas com clássicos, o desempenho de Botafogo e Flamengo é ainda maior, com 88% e 78% de sucesso, respectivamente. Fluminense e Vasco jamais ganharam um grande nas semifinais com bola rolando, conquistando triunfos apenas nos pênaltis, sempre um contra o outro.

CLÁSSICOS
SEMIFINAIS % VENCEU %
BOTAFOGO 8 50% 7 88%
FLAMENGO 9 56% 7 78%
FLUMINENSE 8 50% 2 25%
VASCO 9 56% 1 11%

Se forem analisados os confrontos já realizado entre Flamengo x Vasco e Botafogo x Fluminense, os dados são ainda mais achapantes. Jamais o Flamengo foi eliminado pelo Vasco, tendo vencido os quatro confrontos, sendo um nos pênaltis.

Aliás, as penalidades  são um grande aliado rubro-negro, já que o time, que sempre conta com ótimos goleiros (mérito da direção) jamais perdeu uma disputa de pênaltis neste formato, tendo, informalmente, a vantagem do empate nos jogos decisivos.

Já o Botafogo enfrentou o Fluminense três vezes em semifinais, eliminando-o em todas no tempo regulamentar. Nas estatísticas, os confrontos parecem decididos. Mas, na tradição e nos elencos, os jogos devem ser equilibradíssimos. Serão quebrados ou mantidos os tabus?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS