Carnaval ... Delícia! Delícia!
bethlandim 18/02/2012 22:00
 

            O brasileiro é realmente um privilegiado em termos de festividades, pois, logo após as comemorações de final de ano e o início das férias de verão, vem o carnaval que pode ser considerado a maior festa popular ao ar livre do mundo. Tendo como “comissão de frente” a incorrigível alegria de nosso povo, ele se apresenta como um autêntico abre-alas da indústria de turismo e garoto-propaganda das nossas exportações. O carnaval, a arte e o mundo dos negócios são destaques do mesmo carro alegórico.

            O processo de evolução do nosso carnaval fez com que ele transcendesse o conceito de ópera de rua, para consolidar-se como uma das mais criativas e democráticas organizações de artes do planeta.      

            O carnavalesco, protagonista do núcleo de criação da escola de samba, está comprometido com a verdade ao associar a arte às circunstâncias históricas e geográficas. A imaginação e a emoção simbolizam o corpo e a alma do artista. Da mais famosa passarela, a Marquês de Sapucaí, a mais simples viela, a nossa musicalidade desfila a sua maior riqueza – a diversidade de seus ritmos - como o samba, originário do batuque africano. Ao lado da música, a literatura se faz presente com o samba-enredo que pode reescrever o nosso descobrimento ou relembrar os ciclos do nosso desenvolvimento e a pintura, retratar o colorido da nossa flora e da nossa fauna. Esculturas, carros alegóricos e fantasias homenageiam nossa cultura, nossos poetas, nosso povo e as celebridades. As artes plásticas transformam o lixo em luxo e a dança exibe todo o nosso “gingado e a nossa musicalidade”. O carnaval, que possui magia de transformar artistas em passistas e passistas em artistas, é responsável pelo mais abrangente acervo da nossa cultura popular.              

              

      Se olharmos a nossa história e a associarmos ao carnaval, constataremos que tudo tem sido captado pela sensibilidade dos carnavalescos que, da tradição à globalização ou da tragédia à comédia, têm retratado nossos usos e costumes – festa para os mais diversos meios de comunicação. Diante disso, é essencial ressaltar também que, além de ser uma grande festa, o carnaval tem sido um ótimo destaque no campo empresarial devido ao seu formato empreendedor de gestão. Ele faz da ousadia, da criatividade e da empregabilidade – soma das competências e habilidades – o tripé de um modelo exemplar de organização competitiva. O mundo dos negócios ainda tem que se conscientizar que somente um ambiente de trabalho prazeroso poderá produzir a excelência. O prazer, no seu mais refinado conceito, é a energia insubstituível que gera vencedores.

            É curioso perceber  que a Escola de Samba é um fenômeno de gestão, pois em sua organização mantém uma das estruturas mais fantásticas de satisfação do cliente, tendo uma equipe integrada e altíssimos índices de motivação individual. Esse fenômeno, que encanta tanto o brasileiro como os estrangeiros - a escola de samba - pode ser visto como um processo de estruturação coletiva e individual da alegria, que é contagiante e enche os nossos sentidos de encantamento.

            Atualmente, um dos resultados que as empresas mais buscam nos seus sistemas de gestão continua sendo uma fórmula para encantar ou satisfazer o cliente. E que ao mesmo tempo crie um clima interno de coesão grupal e comprometa seus colaboradores de forma criativa e com entusiasmo. Ou seja, associando os interesses coletivos e individuais de maneira satisfatória e produtiva, para ambos. Vale destacar que a escola de samba não é uma organização que funciona apenas no carnaval. Ela gera empregos, desenvolve sistemas, estimula a criatividade e, simultaneamente, exige um alto grau de gerenciamento e estruturação ao longo de todo ano. O magnífico espetáculo que assistimos na Sapucaí, combinando luz, cores, coreografia e som, é o resultado de muito trabalho, competência e dedicação.

 

 Então, desejo que você caia na folia... Uma folia de alegria, de reunir amigos, de relembrar os corsos e mascarados sujos... Lembro-me bem  de quantas vezes saí fantasiada de mascarado, e do quanto era bom brincar com as pessoas, dançar, caminhar pelas ruas de Grussaí. Uma folia onde a bebida não precisa ser a atração principal. Que não nos escondamos e nem tenhamos a "alegria ilusória" que ela traz. Mas que a música, a arte do encontro, as lembranças da infância nos levem a dançar, a curtir as ruas, a embalar nossos dias e noites! Que saibamos "ver" e aproveitar a lua que aparece todos os dias para abrilhantar a nossa noite. Que saibamos sentir o sol, que nos aquece gratuitamente e com isso, possamos passar calor humano a quem está ao nosso lado... Que os mergulhos no mar possam nos energizar para o ano que estamos começando... Aproveite estes dias para cultivar em sua alma a alegria interior, a festa que deve acontecer dentro de nossa alma, cultuando os nossos sonhos, que nos trazem o sabor da juventude... Uma boa folia para todos nós e até a próxima!!!

Delícia! Delícia... Ai se...

Com   afeto,

Beth  Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS