Prezado leitor, estamos próximos ao início das aulas e ao olhar a programação escolar de nossos filhos, verificamos que, em relação à disciplina Educação Física, nada mudou. Perdão. Mudou o nome. Agora a moda é “Esporte Educacional”. Proposta que tem em seu conteúdo o objetivo de “alcançar o desenvolvimento integral do individuo, atuando nos quatro pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação ao social”.
Como profissional de educação física, entendo que a proposta apresentada tem um bom título e um conteúdo pertinente ao título, porem sabemos que a prática é totalmente outra. A educação física na escola continuará da maneira como está, ou seja, em descaso total. Vejam: quando as outras disciplinas são apresentadas aos alunos, estes tem o compromisso de cumprir metas e avaliações que comprovem o que ele apreendeu durante o ano letivo. Na educação física, o aluno, na maioria das vezes, tem presença, faz um trabalho e está aprovado.
E o conteúdo? E os benefícios conseguidos com esta disciplina? Senhores, todos os dias escutamos na mídia que a cada dia aumenta o número de alunos obesos com hipertensão e/ou diabetes. Este quadro, cada vez mais prematuro entre nossas crianças e jovens, é, com certeza, em razão do sedentarismo. Será que este aluno apreendeu na escola os benefícios da atividade física? E o desporto? Ele tem conhecimento, pelo menos básico, dos desportos olímpicos? E para o professor levar esta informação ao seu aluno? Ele tem tempo?
Não irei falar nem em revelação atlética ou o resultado desta ação em uma escola. Os contratos e obrigações dos profissionais de educação física na escola ficam no mínimo determinados pela leis de diretrizes e base da educação e norteado pelos p. c. n. (parâmetro curriculares nacionais) ou seja: um contrato com um professor no ensino publico ou privado fala que ele deve ministrar cerca de 20 horas de aulas semanais ou 5 horas de aula diárias.
Prezado leitor sabe quantos encontros esse professor tem com sua turma por semana? Até dois. O que se aprende com até dois encontros? Lembrando que este profissional e esta disciplina, sempre que necessário, são substituídos por treinamento para o desfile escolar, festa junina, etc. O professor - em alguns casos, por ser da área de educação física - é convidado a empurrar o carro alegórico da escola.
Afirmo, sem pestanejar, porém com muita tristeza, que a educação física não atende integralmente as necessidades dos alunos da forma como é ministrada. Os gestores contratam em razão da legislação, o professor atua de acordo com essa e o aluno termina o período escolar sem os benefícios do que o conhecimento desta disciplina poderia lhes trazer. Senhores Responsáveis e Diretores de instituições de ensino, a Educação Física tem que ser tratada em sua escola como PRIORIDADE. Façam isto e irão se surpreender com os resultados.
Fiquem com Deus!
Nivaldo Godoi Ramos
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Sobre o autor
Marcos Almeida
[email protected]Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.