Campos Combat: pesagem oficial de um lutador de MMA- 1a parte
Marcos Almeida 23/01/2012 05:10

Acompanhei a pesagem oficial do lutador de MMA, Leandro "7 bala". Não tinha idéia desta outra luta destes guerreiros medievais e fiquei impressionado com o momento, onde os caras além da dieta na semana que antecede o evento, fazem sauna, correm, utilizam a banheira com água quente - 5 minutos dentro, 5 minutos fora - para abrir os poros e facilitar a sudorese. Loucura!

Tudo isto para chegar dentro do peso estipulado por categorias. Segundo o lutador de MMA Leonardo Silva dos Santos, esta é a verdadeira luta, pois na semana do combate o atleta sofre horrores. Não pode comer, beber, etc. "Vai chegar a hora que isto vai mudar, é muito sofrimento" relata Leonardo. No dia da competição a maior parte dos atletas está 100%, outros não conseguem se recuperar, conclui.

Acompanhei a briga de "Leandro 7 bala" e como disse anteriormente, me assustou. Após a primeira pesagem não oficial, o cara encarou um sol de 40 graus - estava muito quente - todo agasalhado e com um detalhe: roupa de cor preta correndo na grama para tentar perder o peso extra. Tinha 3kg para evaporar pelo suor pois a balança tinha acusado 71,5kg.

Devido a altíssima temperatura e o seu estado, tentei interferir com a sugestão de colocá-lo na piscina para se movimentar e dar uma aliviada. Sugestão negada na hora: "vai querer beber a água da piscina, não vai dar certo" disse Leonardo. Após todo este esforço de correr por um período de 40 minutos, tinha na segunda pesagem extra oficial 69.1kg, 600 gramas ainda para perder.

O seu Staff - bem focado - não parava de incentivar por um minuto, o acompanhava, trocava sua roupa, passava cartão de crédito para retirar o creme - ou algo assim - que o fazia estar mais pesado, enfim, merece sair nos créditos. E a luta continua - o alvo: 68,5kg.

Segundo Filipe Carneiro, responsável pela parte técnica do evento, a regra tem que ser obedecida. O sacrifício da perda de peso tem que ser cumprida por todos os atletas. Faz parte do profissionalismo que rege o MMA. Por ter passado e ainda vivenciar lutas e por sinal uma carreira vitoriosa, Leonardo não perdoa o seu amigo e lutador: "se desmaiar dou uma aliviada, uma tampinha de coca cola com um pouco da bebida e sal". E a luta continua.

Agora para acelerar ainda mais esta perda de peso - será que é saudável? - fazem manopla, simulações de luta com caminhada, pois não consegue mais correr. Está nesta briga desde 10:15 e já são 11:15. Acredito que na próxima pesagem vai estar no ponto ou vai desistir de vez - o próprio Leonardo me contou que já jogou a toalha por apenas 200 gramas, não tinha mais condição física e mental.

Após mais de 1 hora no sol e já se arrastando, o mais incrível de tudo: o cara parece que deu uma boa animada. 11:30 e vai para mais uma pesagem extra-oficial. Se não for desta vez eu é que desisto, vou embora. Conversei um pouco com "sete bala" e apesar de estar bem acabado, me reconheceu, bom sinal - já fui o responsável por sua parte física.

Agora é a hora da verdade. Retirou os agasalhos e vai para a balança. Por via das dúvidas, fica "pelado", pois agora tudo é lucro. Conseguiu os 68,5kg exatos. Sai gritando e vai correndo (!) direto para se hidratar. Está literalmente sedento e debilitado, desaba no chão e por ali fica por uns bons 30 minutos.

Lembrando que a luta oficial já é amanhã - sábado, 21/01/12 - será que há tempo do seu organismo se recuperar? Mais sofrimento, faz parte do esporte. Boa sorte aos lutadores e que tudo valha a pena.

Em tempo: amanhã, 24/01/12 - terça-feira, a segunda parte deste texto e com final feliz!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS