Educativos?
Marcos Almeida 19/01/2012 06:21

Em recente conversa com o triatleta Bruno do Val aqui! e aqui!, levantamos questões relacionadas ao treinamento, mas especificamente sobre os treinos educativos. Lhe expliquei que não acredito no seu sucesso como comumente é feito. Normalmente o corredor para melhorar o seu gesto mecânico realiza este tipo de treino com vários movimentos que tentam reproduzir a corrida com foco na postura e pisada.

São realizados, e aí está o problema, por períodos de dias ou semanas específicas dependendo da fase do treino, sendo suspenso logo a seguir. O treino pode somente ser de educativos ou se faz estes fundamentos como aquecimento para o treino principal, que pode ser o intervalado, rodagem etc.

Farei uma comparação com os desportos coletivos, como por exemplo o futebol onde os jovens começam normalmente em torno de 10/12 anos e realizam desde o início como forma de aprendizagem educativos para o passe, chute, condução de bola, cabeceio e outros.

Pois bem, esta é a questão. Estes educativos do futebol, ou poderiam ser do vôlei, nunca cessam. São realizados dia após dia e por todo período da vida esportiva do atleta. Por quê na corrida pode ser diferente? Somente poucos treinos dos educativos específicos dão resultados? Observamos nestes esportes citados, atletas com 10, 20 anos de profissão e ainda executando estes treinos diariamente.

Neurociência

Temos no encéfalo, o cerebelo, que deriva do latim e significa "pequeno cérebro". Tem como função nobre automatizar o(s) movimento(s). Como exemplo podemos citar o aprender a dirigir. No início é aquela briga, olha-se para os pés, para a marcha, para o volante e nos atrapalhamos bastante. Posteriormente, todos os momentos são automatizados, inclusive, dá até para dirigir e usar o celular - por mais errado que seja.

Para o movimento ser automatizado é necessário muita, mas muita repetição no gesto esportivo que se quer aperfeiçoar. Após a aprendizagem, a retroalimentação direcionada ao cerebelo é fundamental. Daí, repete-se o(s) gesto(s) todos os dias ou quase todos os dias nos treinamentos em busca da perfeição ou o mais próximo disto.

"Aprendizado pode ser entendido como sendo uma alteração do comportamento resultante da experiência e a memória é a capacidade de armazenar e se lembrar (evocar) experiências aprendidas" (Cohen, 2001). O que se busca de fato é memorizar o movimento e para isso, muita repetição é necessária.

A regra é: a repetição leva a perfeição, daí defendo como possibilidade de melhora nesta questão, muito foco durante todos os treinos para o que se precisa melhorar em conjunto com a prática sistemática no(s) gesto(s) pretendido(s), dia-a-dia, semana-a-semana, mês a mês... Deixando claro que este é o meu ponto de vista sobre o assunto, pois mágicas não existem, pelo menos nunca vi.

Bons treinos e muito foco na sua rotina esportiva.

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    Sobre o autor

    Marcos Almeida

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    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

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