Mercado publicitário em 2011 - Meios
Christiano 23/01/2012 16:21

Fechadas as contas do ano passado, o investimento em publicidade cresceu 16% em 2011 no país, alcançando a marca de R$ 88,3 bilhões, segundo dados do Monitor Evolution, do Ibope. Descontada a inflação oficial de 6,5%, o aumento real foi de 9,5%, um número bem expressivo.

Veja como ficou a divisão das receitas no bolo publicitário em 2011 nos meios de comunicação:

Posição Meio % Faturamento
TV aberta 52,5% R$ 46.377.453.000
Jornal 19,5% R$ 17.252.925.000
TV por assinatura 8,5% R$ 7.466.361.000
Revista 8,2% R$ 7.259.055.000
Internet 6,1% R$ 5.393.712.000
Rádio 4,1% R$ 3.659.343.000
Cinema 0,4% R$ 341.723.000
Outdoor 0,1% R$ 121.868.000
- Outras mídias 0,5% R$ 446.211.000
TOTAL R$ 88.318.651.000

Os meios tradicionais dominaram amplamente o investimento em publicidade. A se destacar o crescimento de TV por assinatura, que alcançou a terceira colocação no ranking, ultrapassando pela primeira vez o meio revista.

A Internet segue crescendo exponencialmente, tendo subido de 4% para 6% do bolo publicitário, se consolidando como o 5º maior meio. Cerca de metade dos anúncios na Internet é feita em sites de busca. A outra metade, em portais de conteúdo, que, em grande maioria, pertencem às empresas de comunicação tradicionais.

Fontes: Ex-Blog de César Maia, Ibope e Meio & Mensagem

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS