Fechadas as contas do ano passado, o investimento em publicidade cresceu 16% em 2011 no país, alcançando a marca de R$ 88,3 bilhões, segundo dados do Monitor Evolution, do Ibope. Descontada a inflação oficial de 6,5%, o aumento real foi de 9,5%, um número bem expressivo.
Veja como ficou a divisão das receitas no bolo publicitário em 2011 nos meios de comunicação:
Posição | Meio | % | Faturamento |
1º | TV aberta | 52,5% | R$ 46.377.453.000 |
2º | Jornal | 19,5% | R$ 17.252.925.000 |
3º | TV por assinatura | 8,5% | R$ 7.466.361.000 |
4º | Revista | 8,2% | R$ 7.259.055.000 |
5º | Internet | 6,1% | R$ 5.393.712.000 |
6º | Rádio | 4,1% | R$ 3.659.343.000 |
7º | Cinema | 0,4% | R$ 341.723.000 |
8º | Outdoor | 0,1% | R$ 121.868.000 |
- | Outras mídias | 0,5% | R$ 446.211.000 |
TOTAL | R$ 88.318.651.000 |
Os meios tradicionais dominaram amplamente o investimento em publicidade. A se destacar o crescimento de TV por assinatura, que alcançou a terceira colocação no ranking, ultrapassando pela primeira vez o meio revista.
A Internet segue crescendo exponencialmente, tendo subido de 4% para 6% do bolo publicitário, se consolidando como o 5º maior meio. Cerca de metade dos anúncios na Internet é feita em sites de busca. A outra metade, em portais de conteúdo, que, em grande maioria, pertencem às empresas de comunicação tradicionais.
Fontes: Ex-Blog de César Maia, Ibope e Meio & Mensagem