Escândalo do Vale Card
Christiano 21/01/2017 13:24 - Atualizado em 02/07/2018 18:56

Comerciantes e proprietários de supermercados conveniados à Vale Card se uniram e devem anunciar hoje uma paralisação geral no atendimento ao programa.

Vale Card é a operadora do programa social de complementação de renda da Prefeitura de Campos. Ele foi lançado pelo governo do então prefeito Arnaldo Vianna, próximo às eleições de 2004, com o nome de Vale Alimentação.

Ele seguia os moldes do programa pioneiro Cheque Cidadão, lançado por Garotinho no estado do Rio, em 1999, em sua gestão como governador. Eleita prefeita em 2008, Rosinha mudou o nome do programa de Campos para Cheque Cidadão Municipal.

Os comerciantes estão revoltados com as condições financeiras abusivas impostas pela Vale Card. Eles são obrigados a pagar uma taxa extorsiva de 6,5% ao programa e só recebem 58 dias após a compra feita pelo consumidor.

A taxa é muito mais alta que as demais praticadas no mercado, incluídas as principais operadoras de cartão de crédito nacionais e internacionais. Além disto, o prazo de repasse ao estabelecimento também é bem superior.

A ciranda financeira bancada com o dinheiro do contribuinte não para por aí. A empresa que gere o Cheque Cidadão Municipal ainda oferece aos donos dos estabelecimentos a antecipação do pagamento, cobrando um deságio que varia de 2,5% a 3,0%.

Alguns, apertados, aceitam, onerando ainda mais os seus custos com o programa. A Vale Card funciona como uma verdadeira instituição financeira. A pergunta é, para quem vai o lucro destas operações, lastreadas com o dinheiro público?

E, se os supermercadistas confirmarem a paralisação hoje, o que farão as pessoas que têm o Cheque Cidadão Municipal e contam com os R$ 100,00 mensais para colocar comida em casa?

Atualização às 18h23 de 02/07/2018: Inexplicavelmente e de forma bizarra, em 2018, mais de 6 anos depois, uma vez que esta nota foi publicada em 11 de janeiro de 2012, a Vale Card pediu direito de resposta, que concedi e publiquei aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]