Um verdadeiro Portal da Transparência
Alexandre Bastos 17/01/2012 19:13

portal da transparencia

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou hoje (17) do lançamento do Portal da Transparência Estadual, cujo objetivo é facilitar o acesso do cidadão aos dados sobre investimentos, receitas e despesas, tabelas de remuneração de agentes públicos, gastos com pagamento de diárias, materiais e serviços efetuados pela administração.

O endereço do site é www.transparencia.sp.gov.br

O portal prima pelo uso de uma linguagem acessível, evitando termos técnicos que dificultam a navegação de quem não é especialista em contas públicas. O sistema de busca também foi arquitetado para que o cidadão encontre a informação desejada com o menor número de cliques possível.

Campos — Já o Portal da Transparência da Prefeitura de Campos (aqui), promessa de campanha da prefeita Rosinha Garotinho (PR), ainda precisa melhorar muito. O que temos em Campos é uma lista sem especificação em relação ao beneficiário da despesa. “Outros serviços de terceiros — pessoa jurídica”. O problema é que o Portal não diz quem recebeu. Os aliados da prefeita explicam que os dados podem ser acompanhados diariamente no Diário Oficial. Porém, se existe um Portal da Transparência, por que não disponibilizar dados naquele espaço?

Sem atualização? — E vale lembrar que o Portal de Campos ainda está no ano de 2011. Já chegamos ao dia 17 de janeiro e a última relação de despesas e receitas é a do mês de novembro do ano passado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS