Atividade física e recompensas cerebrais
Marcos Almeida 23/12/2011 05:12

Que tal uma corrida para melhorar o astral, o prazer e dar disposição? Mas como isto ocorre? Se eu me canso como posso ter mais disposição e prazer?

Bom, primeiro é importante falar que somos um organismo único e indivisível, o nosso corpo físico e cerebral interagem o tempo todo, nossas reações físicas são respostas ao ato do pensamento executado pelos neurônios e quanto mais estimulado o cérebro, mais rápidas e eficientes são as respostas que geram as ações motoras.

Pois bem, voltando ao astral, a disposição e o prazer, como isto de fato funciona? Resposta: através do eixo hipotalámico-pituitário-adrenal.

Explicando: a adrenalina e o cortisol (glândula adrenal), hormônio do crescimento (hipotálamo/pituitária), prolactina e endorfina (pituitária) são os responsáveis por tudo isto.

Explicando ainda melhor: a produção dos respectivos hormônios induzidos pela prática do exercício nas suas áreas cerebrais específicas - marcadas nos parênteses - agem diretamente sobre o sistema de recompensa localizado no cérebro, que é importante frisar, é o mesmo para o chocolate, açúcar, drogas e afins.

Para dar um um único exemplo, a endorfina, substância semelhante ao ópio, tem ação analgésica para as partes do cérebro que sentem dor e ação estimulante para o sistema de recompensa, surgindo daí menos dor e muito mais prazer.

Mais: os exercícios físicos também aumentam a produção de beta-endorfinas, opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição, combatem a dor, melhoram a aprendizagem, vigor e nos dão muitos mais anos a nossa preciosa vida.

Uma sessão de exercícios pode ser tão eficaz na redução da tensão quanto um tranqüilizante, entretanto o seu efeito tem se mostrado mais duradouro que o da medicação, sendo assim, melhor e muito mais eficiente.

Durante a atividade física acontecem alterações fisiológicas na freqüência cardíaca, pressão arterial e outras que elevam temporariamente a temperatura do corpo induzindo ao relaxamento e a fadiga leve, fatores relacionados ao efeito tranqüilizante do exercício.

Daí, bons treinos = ótimas emoções e imensas recompensas cerebrais!

O que está faltando?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS